Construtor de acordeões José Domingos Horta abre as portas da sua oficina em Tavira

O mestre José Domingos Horta vai abrir as portas da sua oficina, onde constrói acordeões, no dia 21 de Janeiro, […]

O mestre José Domingos Horta vai abrir as portas da sua oficina, onde constrói acordeões, no dia 21 de Janeiro, às 15h00, em Tavira, para uma visita orientada.

O acordeão, que é descrito pela Câmara de Tavira, como «um instrumento complexo e fascinante», é o «acompanhamento preferencial de várias formações musicais, entre elas os grupos de Charolas que percorrem as ruas da cidade e aldeias do concelho de Tavira, e do restante Algarve, durante as festividades do Ano Novo».

Também o tradicional «corridinho», se baseia nas sonoridades deste instrumento. Nesta visita estará presente João Pereira, presidente do Mito Algarvio – Associação de Acordeonistas do Algarve.

José Domingos começou por ser tocador de acordeão, tendo aprendido com alguns dos mestre mais conhecidos. Devido à necessidade de reparar o seu instrumento, iniciou-se na arte da construção.

«Das suas mãos saem acordeões com assinatura própria que tocam por esse mundo fora», diz a Câmara de Tavira. José Domingos Horta já participou em alguns projetos, onde deu a conhecer esta sua arte, que podem ser vistos aqui e aqui.

Esta visita faz parte do programa «Dieta Mediterrânica Todo o Ano» que promove atividades de salvaguarda desta dieta e tem como objetivo divulgar as múltiplas dimensões do estilo de vida e da paisagem cultural mediterrânica.

Assim, «pretende-se, na perspetiva da sustentabilidade (social, ambiental e económica), dar a conhecer as paisagens produtivas, os alimentos, os saberes-fazeres e as ameaças à sua continuidade, assim como explorar, experimentar e saborear», explica a autarquia tavirense.

O programa integra passeios de interpretação do território, demonstrações culinárias e nutricionais (as cozinhas mediterrânicas), mostras de filmes, oficinas de arte e artesanato, entre outras atividades em torno dos saberes-fazeres mediterrânicos.

As iniciativas, promovidas pelo Município de Tavira, contam com a colaboração dos habitantes locais e a parceria de outras instituições, integrando o saber empírico e o saber científico.

Esta visita orientada tem inscrição gratuita, mas obrigatória, que pode ser feita aqui.

Comentários

pub