Investigadores da UAlg descobrem que o nível do mar pouco mudou em milhares de anos

Um grupo de investigadores do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve (UALg) publicou um artigo […]

oceanos e maresUm grupo de investigadores do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve (UALg) publicou um artigo na revista Scientific Reports da Nature, onde revela que o nível do mar se manteve «relativamente» constante desde há 6500 anos até ao século XX.

Este grupo, coordenado por Susana Costas, professora na UAlg, observou «que a taxa de subida do nível do mar observada, 0.31mm/ano, desde há aproximadamente 6500 anos, foi relativamente constante até aos últimos anos do seculo XX, quando, de acordo com outros autores, subiu de aproximadamente 1.69mm/ano».

Para este trabalho, que «contribuirá para o conhecimento da sua variabilidade nos últimos 7 mil anos, no sudoeste da Europa», foram utilizados «depósitos de praia e duna», explica a UAlg.

Segundo o grupo de investigadores, a atual subida do nível do mar «de aproximadamente 1.38mm/ano pode estar relacionada com o aquecimento global recente».

Através da análise da estrutura interna de uma barreira de areia costeira (Península de Troia), utilizando métodos geofísicos, foi possível retirar imagens da organização interna das camadas de sedimento que essas barreiras formam. As imagens mostram a variabilidade morfológica preservada na barreira de areia ao longo do tempo.

A curva do nível do mar que o grupo do CIMA e da East Carolina University elaboraram constitui um avanço científico significativo dada a sua elevada resolução na compreensão das mudanças do nível do mar para o período referido e possibilitará a melhoria do presente modelo isostático.

Contribuirá, por fim, para a elaboração de futuros trabalhos de arqueologia ou evolução paleoambiental das zonas costeiras.