Portimão: Simulacro de acidente com matérias perigosas leva a evacuação de lar de idosos

O posto de abastecimento da Raminha da BP, em Portimão, vai ser palco, esta quinta-feira, às 10h00, de um simulacro […]

Bombeiros de Portimão_3O posto de abastecimento da Raminha da BP, em Portimão, vai ser palco, esta quinta-feira, às 10h00, de um simulacro de um acidente no transporte de matérias perigosas, com derrame de produto. O exercício vai abranger também o Lar da Raminha do Centro de Apoio a Idosos de Portimão, que vai ser evacuado.

Segundo explica a Câmara de Portimão, «este exercício pretende testar e exercitar os procedimentos de resposta e sustentação das operações de proteção e socorro a uma ocorrência de acidente grave, considerando os riscos coletivos para o território municipal, e também a coordenação conjunta entre as entidades que detêm responsabilidades no planeamento e gestão de emergências, nomeadamente no âmbito da situação em causa».

Em simultâneo, «a BP Portugal irá também avaliar a capacidade de resposta das medidas de autoproteção numa emergência simulada por parte do posto de abastecimento».

A autarquia portimonense revela que o cenário simulado será o de «uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um veículo cisterna de transporte de hidrocarbonetos, que saía do local no momento. Após o acidente inicial, um veículo ligeiro de mercadorias desgovernado embate nos anteriores atropelando o condutor do veículo ligeiro que, entretanto, tinha saído da viatura, deixando um ocupante encarcerado. Na sequência da colisão foram ainda projetados dois ocupantes do terceiro veículo envolvido, bem como uma garrafa castanha, previsivelmente contendo acetileno».

No decurso deste conjunto de acidentes, «existe libertação imediata de gasolina, provocando rapidamente um derrame de cerca de 3000 litros no local que atingem os sistemas de drenagem exteriores das águas pluviais. No seguimento do derrame, começa a sentir-se no edifício adjacente ao posto – o Lar da Raminha do Centro de Apoio a Idosos de Portimão – um cheiro intenso a gasolina e os seus utentes têm de ser evacuados do local».

«Este simulacro insere-se no plano operacional da rede de Retalho BP que, anulamente, realiza com os seus parceiros e respectivas autoridades um exercicio que seja representativo dos riscos reconhecidos», acrescenta a Câmara de Portimão.

Este exercício vai ser coordenado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão e estarão também envolvidos a Câmara Municipal de Portimão, a Autoridade Nacional de Proteção Civil, os corpos de Bombeiros de Portimão, Lagoa e Monchique, a delegação de Portimão da Cruz Vermelha Portuguesa, o Destacamento Territorial de Portimão da Guarda Nacional Republicana, a Divisão Policial de Portimão da Policia de Segurança Pública, a Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, a Transportadora TJA, S.A e o Centro de Apoio a Idosos de Portimão, através do Lar da Raminha, situado no perímetro do simulacro.

Comentários

pub