Novo trabalho de Rodrigo Leão apresentado em dois concertos «intimistas» em Loulé

A cidade de Loulé vai acolher os últimos concertos da tournée de apresentação do novo trabalho de Rodrigo Leão e […]

Rodrigo Leão e Scott Matthew

A cidade de Loulé vai acolher os últimos concertos da tournée de apresentação do novo trabalho de Rodrigo Leão e Scott Matthew «Life is Long», hoje e amanhã, domingo e segunda-feira, às 18h00 e 21h30, respetivamente.

Originalmente, só estava previsto o espetáculo desta noite, mas a elevada procura de bilhetes do concerto de domingo obrigou o Cine-Teatro Louletano a agendar uma data extra para amanhã.

«Eu espero que o público sinta, acima de tudo, uma empatia com a música que estamos a fazer» é o desejo de Rodrigo Leão, revelado ao Sul informação.

Rodrigo LeãoO músico português levantou um pouco o véu sobre os espetáculos que irá protagonizar hoje e amanhã no Cine-Teatro Louletano, revelando que «há muitas baladas, mas também temas instrumentais meus recuperados».

Aproveitou, ainda, para destacar dois momentos: «há um tema inédito que abre o espetáculo e há também um momento em que o Scott canta dois temas do seu último álbum».

Segundo o artista português, cuja música é, por vezes, caracterizada como pop orquestrada, «estes são concertos que têm momentos mais intimistas, mas também têm outros momentos onde as músicas têm mais força, com a bateria, o baixo e as guitarras».

Tendo no seu currículo a passagem pelos «7ª Legião», Rodrigo Leão confessa que, neste seu último trabalho, «está mais presente esse meu lado pop», num reconhecimento da «influência da música pop britânica, que nos marcou muito nos anos 80 e ainda hoje está presente nas coisas que eu tento fazer».

Para a elaboração deste trabalho, «foram essenciais as duas primeiras colaborações» que «correm tão bem e de uma forma natural, por termos tantas coisas em comum». Em 2011, Scott Matthew deu a voz a “Terrible Dawn“ do álbum «A Montanha Mágica», mas os dois músicos apenas se conheceram pessoalmente seis meses depois, quando aceitou o convite para participar nos concertos em Portugal e Espanha.

Em 2013, repetiu-se a fórmula com “Incomplete” e «depois dessa segunda colaboração houve uma vontade de fazermos um disco inteiro juntos». A boa relação entre os músicos era de tal forma visível que «até mesmo as pessoas que estavam à nossa volta sentiam o mesmo».

A composição as canções do disco «Life is Long» durou um ano e meio, tudo foi feito sem pressas, até porque «não era algo que tivesse que ser feito muito rapidamente».

A distância entre Lisboa e Nova Iorque foi ultrapassada com as novas autoestradas da comunicação e «isso até nos deu mais liberdade para fazermos o que queríamos». O método já tinha sido testado nas anteriores colaborações e foi repetido. O músico português enviava para os Estados Unidos da América «uma ideia da canção gravada em casa, por vezes com os sintetizadores, uma guitarra, um baixo». Na volta do correio, Rodrigo Leão recebia uma gravação em mp3, até porque «o Scott tinha a liberdade para escrever o que entendesse, para fazer algumas melodias por cima».

«Life Is Long» viu a luz do dia em Setembro e os concertos de apresentação passaram já pelo Porto, Coimbra, Évora e Lisboa e chegam agora ao sul do País.

Para Março de 2017, está prevista uma tournée pela Alemanha, Áustria, Suíça e Itália. O hiato entre as duas tournées está ligado ao facto de só há quinze dias o disco ter sido lançado em Espanha e «só dentro de duas semanas é que vai sair no resto dos países na Europa».

 

Concertos apresentação do álbum «Life Is Long» em Loulé:

Cineteatro Louletano
13 Nov – 18h00
14 Nov – 21h30
Duração: 75 minutos
Bilhetes: 25 euro / 23 euros para maiores de 65 e menores de 30 anos (Cartão de Amigo aplicável)

Comentários

pub