Investigadores da UAlg descobrem composto que pode mudar o tratamento do cancro

Uma equipa do Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR) da Universidade do Algarve (UALg), liderada por Wolfgang Link e com […]

wolfganglinkUma equipa do Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR) da Universidade do Algarve (UALg), liderada por Wolfgang Link e com os investigadores Bibiana Ferreira e Susana Machado, faz parte de um grupo de investigadores nacionais e internacionais que descobriu um composto químico que promete revolucionar o tratamento do cancro e anti-envelhecimento.

O artigo, intitulado «Discovery of a novel, specific isothiazolonaphthoquinone-based small molecule», publicado na revista científica «PLOS ONE» resulta do desenvolvimento de uma «investigação inédita que sugere que o composto químico LOM612 pode ser usado como um potente realocador das proteínas FOXO», explica a UAlg.

Este conjunto de proteínas, que funcionam como proteínas supressoras, surgem, normalmente, inativas em tumores humanos. Para além desta sua relação com o cancro, a variação genética das proteínas FOXO surge associada à longevidade humana.

Deste modo, os investigadores sugerem que a ativação das proteínas FOXO por via de fármacos pode ser vista como uma nova abordagem terapêutica para tratar o cancro e doenças relacionadas com o avanço da idade.

Na sua investigação, os cientistas apontam, então, a descoberta do LOM612, um fármaco sintetizado, como um potente realocalizador da proteína FOXO que, devido ao seu efeito antiproliferativo nas células cancerígenas, pode revelar, a partir desta investigação, importantes avanços na luta contra o cancro.

 

Sobre o CBMR:

O Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR) da Universidade do Algarve é uma unidade de investigação e desenvolvimento em ciências biomédicas cujos principais objetivos são a formação avançada de recursos humanos, investigação da etiologia da doença e consequente implementação de estratégias de combate à doença ao nível da prevenção, diagnóstico e terapêutica.

O CBMR desenvolve programas de formação e I&D interdisciplinares, juntando disciplinas como a bioinformática, bioengenharia, toxicologia, biologia – estrutural, molecular, celular e do desenvolvimento -, células estaminais e medicina regenerativa.

A integração de equipas médicas garante a desejada contribuição desta unidade de I&D para o desenvolvimento regional e social no âmbito da saúde. O CBMR integra 42 membros doutorados com atividade científica de mérito reconhecida internacionalmente.

Comentários

pub