Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul Informação

O programa cultural «365 Algarve», que quer a combater a sazonalidade da região, vai contar com mais de 30 iniciativas por todo Algarve em Dezembro, com concertos, teatro, dança, exposições, artes visuais, gastronomia e novo circo.

O espetáculo «Peep & Eat» (Espreitar e Comer) da Companhia Laika, regressa num teatro culinário onde chefes cozinheiros e surpreendentes efeitos visuais se encontram numa cozinha giratória e, à sua volta, em salas de espreitar e comer, o público experimenta produtos locais como nunca antes os viu. De 1 a 4 de Dezembro, vai ser possível ver este espetáculo na Escola Básica 2,3 de Monchique.

infraquinta rumo à sustentabilidade

Já Norberto Lobo, nome destacado da música portuguesa, «vai transportá-lo até uma atmosfera sublime e mágica», diz a organização, com o seu «Concerto ao Entardecer» marcado para dia 2, no Hostel 1878, em Faro.

Dia 3, será o Quarteto Vintage, juntamente com Luís Arrigo, a subir ao palco do Auditório Municipal de Lagoa, num concerto onde se juntam quatro clarinetistas e um percussionista.

Os excertos de uma das mais emblemáticas óperas europeias estão também de regresso em concerto pela Academia de Música de Lagos. «O Universo de Henry Purcell» baseia-se na trágica e apaixonante história de amor entre Dido e Eneias. Desta vez, é o Auditório do INUAF, em Loulé, no dia 2, que recebe o evento.

As artes visuais apresentam a grande novidade do mês, com a inauguração da exposição «O Regresso do Objeto – Arte dos anos 1980 na coleção da Fundação de Serralves», no Museu Municipal de Faro, onde vão estar algumas das muitas obras que constituem o acervo daquele importante museu de arte contemporânea, situado no Porto. A exposição abre no dia 2 e pode ser vista até 19 de Fevereiro.

Sul Informação«Outdoor, Jovens Criadores do Algarve» é outro evento incluído na programação de artes visuais, onde os artistas algarvios ocupam os painéis publicitários em lugares de destaque, em Faro, Lagos, Alcoutim e Loulé de 3 de Dezembro a 28 de Fevereiro.

Ainda nesta categoria, a exposição «Documentar o Algarve Interior», que transporta o público, através dos registos fotográficos e fílmicos, para algumas das atividades humanas quase em extinção, vai estar visitável de 5 a 29 de Dezembro, na sala de exposições da CCDR Algarve, em Faro.

No cinema, regressa o filme «Somos feitos da matéria de que são feitos os sonhos», em celebração dos 400 anos da morte de William Shakespeare, na Casa dos Condes de Alcoutim, no dia 6, e no Museu do Traje de São Brás de Alportel, no dia seguinte.

A iniciativa «Vídeo Lucem», o ciclo de filmes passado nas igrejas do Algarve, também continua em Dezembro, com os filmes «A Sombra do Caçador» (dia 15, na igreja Matriz de Lagoa) e «A Estrada» (dia 16, na igreja Matriz de São Tiago, em Estômbar).

O espírito natalício não será esquecido, com os concertos da Orquestra de Jazz do Algarve e do tenor Carlos Guilherme, «A Lyrical White Christmas Medley», no Auditório Municipal de Lagoa, dia 9, no Espaço Guadiana, em Alcoutim, no dia 10, e na Igreja Matriz de Monchique, a 11 de Dezembro.

O Natal celebra-se também com o espetáculo de dança «Quebra Nozes», pela Companhia de Dança do Algarve, nos dias 17 e 18, no Teatro das Figuras, em Faro.

Regressam ainda à programação os «Momentos Fantásticos com o Património – A Banda Vai», onde os visitantes são convidados a viajar no tempo «através de uma proposta intimista e sedutora», acompanhados pelos músicos da Filarmónica Silvense, em Silves (dia 11), bem como os dias gastronómicos «Fazer Render o Peixe» em que, através de uma «criativa fusão entre a gastronomia e as artes visuais, reputados Chefs exploram as riquezas do Algarve», no Museu de Portimão (de 20 a 23).

Sul InformaçãoOs habituais eventos de «Fado & Wine», onde se junta o fado e o vinho, voltam ao Ginásio Clube de Faro, nos dias 7, 14 e 21, assim como o «Faro Desvendado», uma viagem às origens de Faro e à diversidade cultural que esteve na base da formação da cidade, nos dias 2 e 23.

No Centro Interpretativo de Vila do Bispo, continua a exposição «Paisagens Condutoras», construída em três atos, que é consequência de um conjunto de ações performativas e gastronómicas do artista visual Jorge Rocha. Quem ainda não teve oportunidade de a conhecer, pode fazê-lo até ao fim do mês.

Integrado no projeto Lavrar o Mar, o espetáculo de novo circo «Maintenant ou Jamais (Agora ou Nunca)», da Companhia Circa Tsuica, foi o evento escolhido para encerrar o cartaz de Dezembro e o ano de 2016. Um espetáculo que desafia os limites do teatro físico, sem esquecer a inventividade e os segredos do circo contemporâneo, a ter lugar no heliporto de Monchique, de 29 a 31 de Dezembro.

A programação completa pode ser consultada aqui na página do «365 Algarve».

festival do marisco de olhao

Também poderá gostar

Igreja Nossa Senhora da Conceição4

Semana aberta do Museu Municipal de Loulé destaca conservação e restauro

Cartaz Há Espiga DOC

Documentário “Há Espiga?!” estreia perante a sua comunidade em São Brás de Alportel

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos