«Lavrar o Mar» começa com espetáculo para comer e espreitar em Aljezur e Monchique

A tenda está montada no polidesportivo da Escola de Aljezur, a curta distância do recinto onde, até domingo, decorre o […]

A tenda está montada no polidesportivo da Escola de Aljezur, a curta distância do recinto onde, até domingo, decorre o Festival da Batata Doce. No centro, está a cozinha, que roda e roda, umas vezes mostrando-se, outras não. À sua volta, em mesas para cinco pessoas (apertadinhas) distribuídas por cubículos negros, ficam o público.

De vez em quando, no rodar da cozinha, uma fresta deixa espreitar o que lá se passa, depois abre-se uma janela e vê-se o chef Peter de Bie e os seus ajudantes a preparar a comida, logo a seguir uma outra janela surge e lá está uma atriz, num sketch teatral, ou uma cabeça de salmão azul a cantar, ou uma fotógrafa de máquina polaroid na mão, ou duas galinhas, ou…

De vez em quando, abre-se uma porta ou janela, e o encenador Giacomo Scalisi, transformado em chefe de mesa, serve os pratos escolhidos e confecionados pelo chef, usando, em grande parte, produtos locais.

«Adivinharam o que está aí?», pergunta Giacomo, depois de servir a entrada. E os comensais descobriram, depois de provar (e aprovar), mas não se vai aqui revelar o que era, para não estragar a surpresa. Nos pratos servidos, há batata doce de Aljezur, medronhos de Monchique, cogumelos e mel da serra, ervas aromáticas…e até um peixe literalmente azul…cuja cabeça aparece de vez em quando, a cantar…

Da imaginação do cozinheiro/encenador Peter de Bie, saiu este «Peep & Eat» (Espreita & Come), uma peça de teatro culinário que a companhia belga Laika estreou em Aljezur na quinta-feira, dia 24, e continuará a apresentar até amanhã, dia 27, sempre às 20h00.

Este espetáculo divertido e saboroso abre o projeto «Lavrar o Mar», que até Maio do próximo ano ainda há-de apresentar muitas surpresas em Aljezur e Monchique, no âmbito do programa 365 Algarve.

Se ficou com água na boca e com curiosidade para descobrir e participar neste «Peep&Eat», pode ser que ainda consiga um lugar amanhã, já que os 50 lugares por noite têm esgotado muito rapidamente.

Mas, se não puder ir a Aljezur, o «Peep&Eat» e o seu carrossel culinário, recheado de personagens mais ou menos fantásticas que, literalmente, colocam a cultura no prato, vai mudar-se para Monchique (no recinto da Escola EB 2,3), onde se apresentará de 1 a 4 de Dezembro. Mas apresse-se a reservar.

Peep & Eat

24 A 27 DE NOVEMBRO ~ 20h00
Polidesportivo de Aljezur
inserido no Festival da Batata-Doce de Aljezur

1 A 4 DE DEZEMBRO ~ 20h00
Escola EB 2,3 Monchique

DURAÇÃO: 1h50
M/12

BILHETES:
8€ Adultos
5€ Jovens entre os 12 e os 20 anos

Bilhetes disponíveis em www.bol.pt e pontos de venda aderentes ou à venda no local uma hora antes do início do espetáculo
informações: [email protected]

Comentários

pub