Silves recebe “Festival de Teatro 2º Acto” de 8 a 21 de Outubro

O “Festival de Teatro 2º Acto” decorre de 8 a 21 de Outubro, no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, com […]

Teatro Mascarenhas Gregório_SilvesO “Festival de Teatro 2º Acto” decorre de 8 a 21 de Outubro, no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, com a participação dos Grupos LAMA e Penedo Grande, bem como dos Grupos de Teatro dos Polos de Educação ao Longo da Vida de Armação de Pêra, São Bartolomeu de Messines e Tunes. A organização é da Câmara Municipal de Silves.

No dia 8 de Outubro, às 21h30, o Festival abre com a peça “Lêoncio e Lena”, um trabalho desenvolvido a partir da obra de Georg Buchner, com criação de João de Brito, do grupo LAMA.

Esta peça, vencedora do “Convite à criação pela rede Azul – Rede de teatros do Algarve”, conta a história de Leôncio e Lena, príncipes dos reinos do Barlavento e do Sotavento, que se cruzam por vias do matrimónio. A interpretação estará a cargo de Carlos Malvarez, Luís Barros, João Pedro Dantas e Sofia Vitória.

João de Brito, autor e encenador deste trabalho, tem um extenso currículo como ator, tendo trabalhado com encenadores como Jorge Silva Melo, Cristina Carvalhal e Maria Camões, entre muitos outros, e em cinema com Telmo Vicente, Philip Rylatt, Maria Pinto e Margarida Gil.

Colabora com o Serviço Educativo da Culturgest, desde 2010, fazendo regularmente trabalhos para televisão, publicidade e locuções. É o cofundador e diretor artístico e de produção da associação LAMA, fundada em 2010, com sede em Faro.

No dia 14 de Outubro, o Teatro Mascarenhas Gregório terá duas sessões, uma às 21h00, com uma apresentação do Grupo de Teatro Sénior de São Bartolomeu de Messines, e outra pelas 21h45, pelo Grupo de Teatro Sénior de Tunes.

A primeira terá como tema o próprio grupo e, na segunda, será apresentada a peça “A Vida na Estação”. Ambas se destinam a um público maior de seis anos.

A peça “Partir Suspenso”, de Sarah Adamopoulos, interpretada pelo Grupo de Teatro Penedo Grande, sobe ao palco no dia 15 de Outubro, às 21h30.

Através das interpretações das atrizes Lisete Martins e Ana Covadonga, a peça levará o público numa viagem que conta a história de uma mulher cuja força a faz querer partir, deixar o país em que nasceu, em busca de uma nova identidade, tratando a sua coragem como se de uma morte se tratasse mas sem qualquer medo dessa morte. Pátria, dificuldades financeiras, imigração são os temas centrais desta peça, encenada por Rui Cabrita.

O festival encerrará no dia 21 de Outubro, às 21h30, com a peça “Eduarda, Cara de Leoparda”, interpretada pelo Grupo de Teatro Sénior de Armação de Pêra.

Comentários

pub