Rede InvestAlgarve aponta ao prémio Região Empreendedora Europeia após a 1ª reunião

O Conselho Estratégico da InvestAlgarve, uma rede de apoio ao desenvolvimento económico e social da região, reuniu pela primeira vez […]

empreendedorismoO Conselho Estratégico da InvestAlgarve, uma rede de apoio ao desenvolvimento económico e social da região, reuniu pela primeira vez na sexta-feira. Um dos objetivos assumidos à partida é o de tornar o Algarve  um «forte candidato ao prémio “Região Empreendedora Europeia”», já em 2017, segundo a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve.

A este desígnio, os parceiros da rede – os 16 municípios algarvios, a Universidade do Algarve e as associações empresariais NERA e ANJE – juntam o objetivo de «potenciar o desenvolvimento económico da região, através da criação de sinergias entre instituições e municípios através de um trabalho de proximidade e concretizado em parceria», a principal razão pela qual esta nova entidade foi criada.

«As entidades parceiras assumem, neste âmbito, o papel de facilitadores de procedimentos com o intuito de orientar o empreendedor a concretizar o seu investimento», acrescentou a entidade que junta as 16 câmaras municipais do Algarve, que lidera o processo do InvestAlgarve.

A ideia é explorar o «forte potencial numa ampla diversidade de setores» existente no Algarve. Desta forma, o InvestAlgarve assume-se como «um mecanismo de reforço da ação estratégica regional e um contributo para tornar a região ainda mais atrativa à aplicação de investimento, incentivando à iniciativa empresarial».

«Esta primeira reunião foi um momento decisivo num percurso que se tem vindo a construir em conjunto e com o envolvimento de todos os parceiros, a única forma de garantir que esta rede funcione em pleno e seja a alavanca que falta para fazer avançar a economia e o tecido empresarial da região», considerou o presidente da AMAL Jorge Botelho.

Luís Mira Amaral, administrador executivo da Sociedade Portuguesa de Inovação, também marcou presença no primeiro encontro desta rede e considerou «muito interessante a criação desta estrutura enquanto sistema de resposta para a produção de incentivos ao investimento na região».

Os planos desta nova rede para 2017 passam por instalar gabinetes InvestAlgarve nos municípios da região, dar continuidade à realização de sessões de capacitação, além de se apresentar como candidato ao prémio atribuído anualmente pela Comissão Europeia em parceria com o Comité das Regiões.

Comentários

pub