CHAlgarve assinala Dia da Saúde Mental com palestras dirigidas aos profissionais e à população

O Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHAlgarve vai dedicar esta semana aos profissionais do setor da saúde, abordando, […]

saúde mentalO Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHAlgarve vai dedicar esta semana aos profissionais do setor da saúde, abordando, através de diversas palestras, algumas das temáticas mais relevantes na prática clínica diária. A iniciativa integra-se no Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinala a 10 de Outubro.

“Pretendemos com estas iniciativas promover a saúde mental e estimular uma maior articulação e cooperação entre os profissionais das diferentes áreas e categorias profissionais no setor da saúde, apostando nos cuidados especializados de maior qualidade e diferenciação” explica David Estevens, diretor do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Algarve.

Além das palestras ao longo da semana, está agendada para o dia 14 de Outubro uma mesa redonda sobre a temática dos «Cuidados Primários e Continuados em Saúde Mental».

A iniciativa, aberta a todos os profissionais de saúde, decorre no auditório da Unidade de Portimão do CHAlgarve, com transmissão simultânea para a sala de formação da Unidade de Faro, e conta com a intervenção do diretor do Departamento de Saúde Mental, David Estevens, e da diretora do Serviço de Psiquiatria 1 da Unidade de Faro, Ana Cristina Trindade.

Em paralelo ao programa de palestras dirigidas a profissionais de saúde, que decorre nas instalações do centro hospitalar, alguns profissionais do Serviço de Psiquiatria 2 da Unidade de Portimão vão participar em três iniciativas na comunidade.

A primeira decorre logo esta segunda-feira, dia 10, às 19h00, no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT), em Portimão, com uma palestra sobre o tema «Intervenção na Crise em Contexto Escolar», proferida por Marina Carvalho, psicóloga clínica no CHAlgarve, sendo dirigida aos profissionais do ISMAT.

No dia 11 de Outubro, às 17h00, a temática da «Promoção da Saúde Mental e Prevenção da Doença» vai estar em destaque na Câmara Municipal de Monchique, com uma palestra aberta à população, proferida pela psiquiatra Maria do Carmo Cruz, do Hospital de Portimão.

Já no dia 12, às 10h00, a Equipa de Saúde Comunitária das Terras do Infante da Unidade de Portimão do CHAlgarve irá dirigir-se aos profissionais de saúde do Centro de Saúde de Vila do Bispo, para falar sobre “Saúde Mental na Comunidade”.

Comentários

pub