Algarve não faz parte das 20 regiões europeias com mais dormidas

O Algarve não faz parte das 20 regiões europeias com mais dormidas em 2014, segundo dados apresentados em livro pela […]

Turismo e TuristasO Algarve não faz parte das 20 regiões europeias com mais dormidas em 2014, segundo dados apresentados em livro pela Eurostat esta semana, no âmbito da 14ª Semana Europeia das Regiões e das Cidades, que se realizou em Bruxelas, e na qual o Sul Informação participou.

Ranking das 20 maiores regiões turísticas da Europa
1º Canárias (Espanha)
2º Île de France (França)
3º Catalunha (Espanha)
4º Jadranska Hrvatska (Croácia)
5º Ilhas Baleares (Espanha)
6º Veneto (Itália)
7º Londres (Reino Unido)
8º Andaluzia (Espanha)
9º Provença-Alpes-Côte d’Azur (França)
10º Ródano-Alpes (França)
11º Toscânia (Itália)
12º Comunidade Valenciana (Espanha)
13º Emilia-Romagna (Itália)
14º Tirol (Áustria)
15º Lombardia (Itália)
16º Languedoc-Roussillon (França)
17º Oberbayern (Alemanha)
18º Aquitânia (França)
19º Lazio (Itália)
20º Berlim (Alemanha)

Apesar de se chamar «Livro Anual das Regiões 2016 Eurostat», a publicação baseia-se em dados de anos anteriores. Apresentados por Asa Önnerfors e Oliver Müller, os dados relativos às dormidas, quer de pessoas que vivam no país quer de turistas, colocam a região das Canárias (Espanha) em primeiro lugar, com 94,3 milhões de dormidas, e Berlim em último lugar do top 20, com quase 30 milhões de dormidas contabilizadas.

Ainda assim, segundo a mesma publicação, o Algarve é a região de Portugal que mais dormidas recebeu em 2014. No total, recebeu 25.6% das dormidas de portugueses no país e 37,4% das dormidas de estrangeiros em Portugal.

De acordo com dados do Turismo do Algarve, o Algarve recebeu pouco mais de 16 milhões de dormidas em 2014, estando, assim, ainda longe do top 20. São de qualquer modo números abaixo dos alcançados em 2015 e este ano.

Quanto aos fundos estruturais, um tema que tem estado também na ordem do dia, já há também dados relativos à aplicação do Portugal 2020 na região. 14% das verbas a atribuir para o Algarve já foram pagas, segundo um relatório da Agência do Desenvolvimento e Cooperação revelado a 30 de Junho e disponível aqui.

Além da divulgação destes dados, a Semana Europeia das Regiões das Cidades contou com vários workshops e palestras, que se realizaram no Comité das Regiões e no Parlamento Europeu.

Apesar de não estar ligada ao Algarve, de forma direta, a questão do Brexit também esteve na ordem do dia. Fonte da União Europeia revelou ao Sul Informação que o objetivo, em termos de turismo, é que «os fluxos não diminuam».

Um dos pontos altos desta Semana Europeia das Regiões e Cidades foi o prémio «Regiostars 2016» atribuído ao Centro Bio, de Aveiro, na categoria «Crescimento Sustentável: Economia Circular». Este projeto é baseado na bioindústria, bio refinarias e bio produtos.

Por agora, o projeto galardoado está apenas delineado para a zona Centro, mas a presidente da CCDR Centro Ana Abrunhosa confessou que este é um projeto «que pode ser alargado a outras regiões».

 
Veja as fotos da Semana Europeia das Cidades e Regiões:

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

Comentários

pub