Loulé reedita formação sobre o mundo das abelhas

A 2ª edição da formação “Iniciação Apícola” vai realizar-se nos dias 24 e 25 de Setembro, no Centro Ambiental de […]

ApiculturaA 2ª edição da formação “Iniciação Apícola” vai realizar-se nos dias 24 e 25 de Setembro, no Centro Ambiental de Loulé, localizado no Parque Municipal, e contará com os formadores Telmo Cabral e André Ferreira.

Esta «formação destina-se a quem tenha interesse em iniciar-se na atividade apícola, tendo poucos ou nenhuns conhecimentos do maravilhoso mundo das abelhas», diz a Câmara de Loulé.

E acrescenta: «o objetivo desta iniciativa é apresentar aos formandos o mundo apícola, dotando-os de princípios básicos e conhecimentos aprofundados das atividades apícolas que implicam um ano apícola completo».

A apilcutura é a ciência da criação de abelhas com ferrão, tratando-se de um ramo da zootecnia. A criação racional de abelhas para o lazer, ou fins comerciais, pode ter como objetivo por exemplo a produção de mel, própolis, geleia real, pólen, cera de abelha, etc.

As abelhas são também importantes polinizadoras e para garantir que, os serviços prestados pelos polinizadores continuem na agricultura, é necessário conhecer melhor os fatores que influenciam as populações desses animais.

Onde não há polinizadores, a segurança alimentar pode ser comprometida, diminuindo a produtividade das culturas, com efeito negativo sobre a economia. A polinização é o processo que garante a produção de frutos e sementes e a reprodução de diversas plantas, sendo um dos principais mecanismos de manutenção e promoção da biodiversidade na Terra.

Esta formação é gratuita. As inscrições podem ser feitas através de e-mail para [email protected]

 

Comentários

pub