Loulé: “Conversas à quinta” trazem a arquiteta Joana Carvalho ao Cine-Teatro

A rubrica “Conversas à Quinta” vai trazer a arquiteta Joana Carvalho ao Cine-Teatro Louletano, no dia 15 de Setembro, às […]

Joana CarvalhoA rubrica “Conversas à Quinta” vai trazer a arquiteta Joana Carvalho ao Cine-Teatro Louletano, no dia 15 de Setembro, às 21h00, para falar sobre os projetos de envolvimento comunitário em torno da arte contemporânea (Dinamo10 e Inauguro), a decorrer em Viana do Castelo.

A “Conversas à Quinta” vai fazer também «uma reflexão sobre estas práticas e processos criativos que questionam e dialogam com a cidade», diz a Câmara de Loulé.

O Dinamo10 é um open-space, que se baseia no conceito de colaboração, «tornando o quotidiano dos seus residentes mais agradável, incentivando a partilha de conhecimentos e ideias e o networking com a comunidade local», explica a Câmara. 

«É um espaço de partilha onde o trabalho e a arte se fundem para inspirar todos os que diariamente o habitam, ou os que o visitam pontualmente», acrescenta.

A Galeria do Dinamo10 acolhe artistas e autores nacionais ou internacionais, contribuindo para a divulgação da arte contemporânea em Viana do Castelo. As exposições do Dinamo10 integram o outro projeto – o Inauguro, que consiste em apresentações simultâneas de projetos artísticos em diversos espaços da cidade.

Este projeto nasceu em Abril de 2011 pela vontade de um grupo de novos espaços artístico-culturais e tem como objetivo dinamizar a cidade e promover pontos de contacto com propostas artísticas contemporâneas.

Todos os espaços que integram o Inauguro apresentam ao público uma nova exposição ou evento a cada seis semanas, garantindo «uma cadência de novos acontecimentos e permitindo aos novos criadores, das mais diversas áreas, encontrarem na cidade de Viana do Castelo um lugar dinâmico e acolhedor para a apresentação dos seus trabalhos», diz a Câmara de Loulé.

A sessão tem a duração aproximada de 90 minutos e tem entrada livre. Para mais informações clique aqui.

 

Quem é Joana Carvalho?

Joana Carvalho nasceu em 1980, é vianense, arquiteta e gestora da comunidade que gira em torno do Dinamo 10.

Um estágio de admissão à Ordem dos Arquitetos no gabinete RCR Arquitectes levou-a até Olot, por dois anos. Depois desta experiência na Catalunha profunda, foi até Barcelona, onde trabalhou em arquitetura numa loja de uma estilista catalã e frequentou um Mestrado em Arquitetura Efémera na Universitat Politècnica de Catalunya.

Aqui, conheceu Carlos, com quem partilha o gabinete de arquitetura luso-colombiano Feedback-Studio Arquitetos desde 2006 e o Dinamo 10 desde 2011.

 

Comentários

pub