Telhado do edifício do Compromisso Marítimo de Tavira teve de ser demolido

O telhado do edifício do antigo Compromisso Marítimo, em Tavira, teve de ser demolido, tendo sido substituído por uma cobertura […]

edificio antigo compromisso marítimo tavira_1O telhado do edifício do antigo Compromisso Marítimo, em Tavira, teve de ser demolido, tendo sido substituído por uma cobertura provisória, anunciou a Câmara Municipal desta cidade algarvia.

Os trabalhos, com um custo estimado de 32 mil euros, integram-se na empreitada de recuperação do Compromisso Marítimo, onde funcionou, até há poucos anos, a Segurança Social.

A autarquia explica que, «face ao estado de conservação da edificação, revelou-se imprescindível efetuar um levantamento rigoroso da construção para ser projetado um reforço estrutural do edifício.». Para que o estudo possa ser feito, tornou-se necessário «proceder à demolição total da cobertura do edifício e à instalação de um telhado provisório».

Datado de 1781, o edifício foi alvo de diversas obras, ao longo do último século, «contribuindo para a descaraterização do seu interior, dada a introdução de um conjunto de elementos, processos e técnicas não compatíveis com a construção original, nem com a tipologia morfológica, os quais poderão ter contribuído para a necessidade da intervenção a efetuar».

O edifício do Compromisso Marítimo fica mesmo ao lado da Igreja de Nossa Senhora das Ondas, que, no ano passado, foi reaberta ao público, depois de profundas obras de conservação e restauro, também a cargo da Câmara de Tavira.

A igreja, bem como o edifício, foram propriedade da Segurança Social, que herdou os bens da antiga Casa dos Pescadores, por sua vez, no caso de Tavira, herdeira da Confraria de São Pedro Gonçalves Telmo, formada por pescadores e mareantes.

Comentários

pub