Algarvios Guilherme Cavaco e Beatriz Gago destacam-se no Mundial de Optimist

Os jovens velejadores algarvios Guilherme Cavaco e Beatriz Gago brilharam, a nível individual, no Campeonato do Mundo de Optimist, que […]

Guilherme Cavaco
Guilherme Cavaco

Os jovens velejadores algarvios Guilherme Cavaco e Beatriz Gago brilharam, a nível individual, no Campeonato do Mundo de Optimist, que decorre até domingo, em Vilamoura. Guilherme Cavaco conquistou o 20º lugar na classificação e Beatriz Gago ficou na sexta posição no setor feminino e foi 59ª na classificação geral. A prova foi ganha pelo suíço Max Wallenberg e a melhor rapariga foi a maltesa Victoria Shultheis.

Segundo a organização, o dia de ontem, que marcou o fim da competição individual foi «complicado em Vilamoura, com o vento muito instável de direcção e velocidade. Na única regata que foi possível realizar – estavam previstas duas – soprou de Sudoeste com 10 nós de intensidade».

Max Wallenberg foi segundo na única da jornada e beneficiou da desqualificação por largada
adiantada do norueguês Mathias Berthet para conquistar o título. O velejador nórdico, que era líder,
ficou com a prata e Muhammad Fauzi Kaman Shah, da Malásia, alcançou o bronze.

beatriz gago
Beatriz Gago

No sector feminino, Victoria Schultheis, de Malta, chegou ao lugar mais alto do pódio sendo 20ª classificada na geral. A dinamarquesa Helena Wolff (22ª da geral) e a singapurense Jodie Lai (32ª da
geral) foram 2a e 3a classificadas, respectivamente.

A portimonense Beatriz Gago alcançou um «excelente» 6º lugar e acabou o Mundial no 59º posto.

Já o farense Guilherme Cavaco foi 20º no grupo de ouro, um resultado «notável para o jovem velejador de apenas 11 anos de idade», segundo a organização.

Hoje, sábado, disputam-se as primeiras regatas de Team Racing do Mundial de Optimist.

Comentários

pub