VRSA volta a lançar prémio de 10 mil euros em memória do historiador António Rosa Mendes

O «Prémio Nacional de Ensaio Histórico António Rosa Mendes», com valor pecuniário de 10 mil euros, volta a ser lançado […]

Prémio Literário Rosa MendesO «Prémio Nacional de Ensaio Histórico António Rosa Mendes», com valor pecuniário de 10 mil euros, volta a ser lançado pela Câmara de Vila Real de Santo António, município de onde natural o reputado historiador e professor universitário algarvio que o inspira, falecido em 2013.

O valor deste prémio, que é lançado pela segunda vez e por ocasião do 62º aniversário do nascimento de António Rosa Mendes, faz dele o maior concurso do país que visa promover a investigação e a literatura sobre história. O concurso também abre a possibilidade ao vencedor de ver a sua obra publicada por uma editora comercial.

Com periodicidade bienal, este prémio pretende galardoar o melhor trabalho literário inédito na modalidade de ensaio histórico, com tema livre, mas circunscrito ao período da Idade Moderna. O concurso é lançado no âmbito da homenagem da autarquia de VRSA e da Universidade do Algarve ao ilustre vila-realense.

Serão admitidos a concurso todos os cidadãos nacionais ou estrangeiros, desde que apresentem a obra em língua portuguesa. Os trabalhos entregues deverão ser originais, inéditos e não premiados anteriormente. O regulamento pode ser consultado na íntegra aqui, em PDF.

O prazo de receção das obras concorrentes termina a 31 de Dezembro de 2016, devendo o júri tomar decisão até 12 de Maio de 2017. O prémio será posteriormente entregue ao autor da obra vencedora, nos Paços do Concelho de Vila Real de Santo António, no dia 22 de Maio de 2017.

Para presidente da Câmara Municipal de VRSA Luís Gomes, «este concurso, cujo prémio é um dos maiores a nível nacional, honra o nome e o legado do ilustre vila-realense António Rosa Mendes e faz do município uma referência ao nível da cultura e da investigação histórica regional e nacional».

Para efeitos de atribuição de prémio, o júri será constituído por cinco personalidades convidadas pelo Município de Vila Real de Santo António nomeadamente: Joaquim Romero de Magalhães (Universidade de Coimbra); Esteves Pereira (Universidade Nova de Lisboa); José Eduardo Horta Correia (Universidade do Algarve); Luís Filipe Oliveira (Universidade do Algarve); e José Carlos Barros (Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António).

Daniel Norte Giebels, autor do trabalho «D. João de Melo e Castro», e Marco Sousa Santos, autor da obra «A representação da honra feminina no Algarve na Época Moderna: o recolhimento de S. João Baptista de Tavira», foram os vencedores da primeira edição do concurso, em 2015, tendo repartido o prémio entre si.

 

Sobre António Rosa Mendes:

Natural de VRSA, António Rosa Mendes foi um professor emérito, respeitado e admirado por alunos e colegas e por toda a comunidade das suas relações, tendo contribuído para impulsionar a investigação científica em torno da História do Algarve.

Foi, durante a sua vida, reconhecido publicamente como um homem íntegro, culto, humanista, desprendido, humilde, com caráter, princípios e coragem cívica, tendo as raízes algarvias marcado toda a sua intervenção académica, cívica, social e política.

Comentários

pub