Odemira dedica Semana Gastronómica ao polvo do sudoeste alentejano

  Odemira vai receber a Semana Gastronómica do Polvo do Sudoeste Alentejano entre 6 e 12 de Junho. A iniciativa decorre […]

 

Projeto TranspolvoOdemira vai receber a Semana Gastronómica do Polvo do Sudoeste Alentejano entre 6 e 12 de Junho. A iniciativa decorre em em vários restaurantes do concelho, nas localidades de Almograve, Boavista dos Pinheiros, Longueira, Odemira, Vila Nova de Milfontes e Zambujeira do Mar.

Também na FEI~TUR – Feira Nacional de Turismo Desportivo e de Natureza, que decorre em Vila Nova de Milfontes, entre 10 e 12 de Junho, o polvo marcará presença.

Serão vários os pratos de polvo disponíveis nas ementas dos restaurantes “Planície” e “O Bernardo” (em Boavista dos Pinheiros), “O Lavrador” (no Almograve), “O Josué” e “João da Longueira” (Longueira), “Oásis” (Praia Furnas-Rio, na Freguesia de Longueira/Almograve), “Fonte Férrea”, “O Tarro” e “O Escondidinho do Poço” (em Odemira), “Mar e Sol”, “Tasca do Celso”, “Taberna do Gil Restaurante Cervejaria” e “Porto das Barcas” (em Vila Nova de Milfontes), “Nelmar”, “Sacas” e cervejaria “I” (na Zambujeira do Mar).

Cataplana de polvo, polvo à bolhão-pato, arroz de polvo, polvo à lagareiro, salada de polvo, polvo na frigideira com alho, polvo frito, polvo grelhado, polvo salteado, feijoada de polvo, caldeirada de polvo, ou pataniscas, são algumas das iguarias que podem ser provadas nesta Semana Gastronómica.

«A especificidade de habitat aliada à diversidade de alimento dá ao polvo do Sudoeste Alentejano características organoléticas ímpares ao nível de textura e sabor, tornando-o num dos produtos mais apreciados e procurados», refere a Câmara de Odemira.

Com esta iniciativa a autarquia «pretende valorizar um dos melhores produtos da costa odemirense: os polvos capturados na região, de enorme qualidade e de variadíssimas utilizações gastronómicas».

Comentários

pub