Autoridade Marítima alerta para agueiros e água fria nas praias «nesta altura do ano»

Ainda é Primavera, mas as temperaturas já subiram acima dos 30 graus e as praias da região já se enchem […]

nadador salvadorAinda é Primavera, mas as temperaturas já subiram acima dos 30 graus e as praias da região já se enchem de pessoas, principalmente ao fim-de-semana. Com o início da época balnear, a Autoridade Marítima veio a público lembrar os utilizadores das praias da região que há «regras elementares» a cumprir, principalmente numa altura em que o Verão ainda não chegou.

«Nesta altura do ano, os perfis de gradiente de praia estão ainda alterados e com condições muito favoráveis para existência de agueiros  [correntes pontuais que puxam na direção oposta à costa], pelo que se deve ter atenção quando se entra na água. A temperatura do mar é ainda muito baixa, pelo que se deve ter atenção aos choques térmicos», avisou aquela entidade.

Também são salientados os cuidados a ter com os mais novos, especialmente vulneráveis quando falamos de atividades à beira-mar. A Autoridade Marítima aconselha a vigiar as crianças «permanentemente e a uma distância próxima, não as deixando brincar junto da linha de água», uma vez que «um golpe de mar as pode arrastar para situações complicadas».

Este conselho é válido para miúdos e graúdos, já que também é aconselhada prudência aos adultos, de modo a não virar as costas ao mar e a não caminhar na areia molhada, «pois se está molhada é sinal que um golpe de mar o pode arrastar».

A Autoridade Marítima aconselha, ainda, a que os banhistas avaliem bem o estado do mar e que, «em caso de dúvida, não arrisquem e não vão a banhos», bem como a observar um período de três horas sem ir à água, «após uma refeição normal».

Esta «postura de segurança ativa» é válida para todos os banhistas, que são aconselhados a preferir praias vigiadas por nadadores-salvadores.

 

Comentários

pub