Personalidades ligadas ao Surf ficaram a conhecer melhor a história de Sagres

Várias personalidades bem conhecidas do mundo do Surf estiveram em Sagres esta quinta-feira, para participar numa visita cultural, promovida no […]

Personalidades ligadas ao Surf em Sagres_4Várias personalidades bem conhecidas do mundo do Surf estiveram em Sagres esta quinta-feira, para participar numa visita cultural, promovida no âmbito do «Sagres Surf Culture Fest 2016», que decorre até domingo nesta localidade de Vila do Bispo.

O ativista ambiental Chris Hines, o jornalista Júlio Adler, o artista plástico Wolfgang Bloch, o artista contemporâneo Sandow Birk, o multifacetado artista Andrew Kidman, o fotógrafo Rusty Miller e o organizador do “Surfilm Festibal” Sancho Rodriguez foram convidados a conhecer melhor a história de Sagres, intimamente ligada aos Descobrimentos, mas também para «refletir sobre a importância das viagens marítimas dos Séculos XV e XVI, bem como da diáspora portuguesa no mundo».

Personalidades ligadas ao Surf em Sagres_1A visita começou no exterior das muralhas da Fortaleza de Sagres e passou na Praça de Armas, na Capela de Nossa Senhora da Graça, no Padrão evocativo dos 500 anos da morte do Infante D. Henrique (1960), nas Baterias e na Rosa-dos-Ventos.

Os visitantes também tiveram a oportunidade de conhecer o interior do Farol do Cabo de São Vicente, desde as antigas estruturas conventuais (com origens no ano de 1516) até à torre, «que guarda um dos mais importantes tesouros, em termos tecnológicos, do nosso país», segundo a Câmara de Vila do Bispo.

«Em ambos os lugares foi possível verificar o entusiasmo sentido por todos os visitantes em relação à grandeza da paisagem e da história de Sagres», acrescentou a autarquia.

Esta iniciativa teve o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve (Fortaleza de Sagres), da Capitania do Porto de Lagos e do Farol do Cabo de São Vicente.

Esta sexta-feira, entre as 10h00 e as1 19h30, os visitantes, «altas individualidades da arte, da sustentabilidade, da história, da criatividade e da intervenção pública ligadas ao Surf a nível mundial» foram convidados a proferir palestra no Memmo Baleeira Hotel.

O  «Sagres Surf Culture Fest 2016» é organizado pela Surfactory (Sagres), com o apoio da Câmara de Vila do Bispo, e procura «refletir sobre o Surf enquanto cultura e modo de estar no mundo».

Comentários

pub