Nova geração do CUP arranca nos Portos do Algarve e Sines como “teste” para Setúbal e Madeira

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) desenvolveu uma nova geração do Cartão Único Portuário (CUP), designada […]

cartão único portuárioA Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) desenvolveu uma nova geração do Cartão Único Portuário (CUP), designada de CUP II, que entrou em primeiro lugar em funcionamento nos portos do Algarve (Faro e Portimão) e agora no Porto de Sines.

Esta nova geração do Cartão Único Portuário – CUP II é a que se prevê que será também instalada nos Portos de Setúbal e da Madeira.

Segundo explica a APS, além de «oferecer uma solução nativa multiporto numa nova geração tecnológica, o CUP II permite obter uma melhor otimização dos processos de autorização para acesso às áreas internacionais dos portos, disponibiliza mais informação de apoio à decisão e está otimizado para funcionar também em dispositivos móveis».

A APS acrescenta que «foi também evoluída a usabilidade aplicacional, ficando mais user friendly, e foi melhorada a componente de backoffice, dispondo agora de uma área reservada de empresa para gestão dos seus próprios pedidos».

O nível de integração com a Janela Única Portuária foi também melhorado e ampliado, suportando agora mais funcionalidades de controlo e despacho, incluindo as componentes respeitantes à Fatura Única Portuária e novos formulários eletrónicos de listas de tripulantes e passageiros.

Por forma a gerir com eficácia o processo de mudança, a APS tem vindo a promover sessões de formação e esclarecimento junto da comunidade portuária, quer em Sines, quer no Algarve, nomeadamente junto do SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, responsáveis das Instalações Portuárias e dos utilizadores em geral.

 

Comentários

pub