Abril, mês do jazz, leva música a escolas e salas de Lagoa, Albufeira e Lagos

A Orquestra de Jazz do Algarve dedica o mês de Abril a comemorar o espírito do Dia Internacional do Jazz, […]

orquestra de jazz do algarveA Orquestra de Jazz do Algarve dedica o mês de Abril a comemorar o espírito do Dia Internacional do Jazz, com atuações e concertos em escolas, salas de espetáculo e outros locais dos concelhos de Lagoa, Albufeira e Lagos.

Para os mais jovens, e partilhando a sinergia da Organização International Jazz Day, Thelonious Monk Institute of Jazz e da UNESCO, entre 19 e 21 de Abril, serão desenvolvidas atividades nas escolas, no Auditório Municipal de Lagoa e no Centro Cultural de Lagos.

Assim, nos dias 19 e 21 Abril, às 10h30, a Sala Polivalente do Auditório Municipal de Lagoa recebe a iniciativa «Jazz Na Escola e o Mistério da Improvisação», que se apresenta também no mesmo dia 19, mas às 15h00, na Escola Tecnopólis, em Lagos.

Nestas sessões, o músico, professor e diretor da OJA Hugo Alves vai desmistificar o que é a Improvisação, algo que pode parecer muito complicado, mas que afinal pode não ser.

São sessões destinadas à comunidade escolar e que visam colocar os alunos em contacto com as Músicas Improvisadas, nomeadamente na linguagem do Jazz, mas não só. Estas sessões podem ainda contemplar uma experimentação, por parte dos alunos que pretendam assim participar mais ativamente.

A 21 de Abril (18h00), será a vez de a Sala 2 do Centro Cultural de Lagos ser palco do Workshop de Improvisação, cuja inscrição (através do email [email protected]) custa 5 euros.

hugo alves«Muitas vezes imaginamos que os músicos de Jazz deitam muitas notas aos quatro ventos. Mas afinal, se assim é, porque não soa mal? Ou afinal, porque mudou a forma e a linguagem usada no Jazz dos anos 40, para os anos 60 ou ainda 70? Porque se tornou complexo? E, porque exige eventualmente mais do público e dos audiófilos para o poderem decifrar?». Hugo Alves vai desmitificar esta evolução, explicar como se faz, que regras e liberdades afinal existem, e como tem evoluído a Improvisação ao longo da história do Jazz.

No dia 22, às 17h45, no âmbito do Lagoa Wine Show (Centro de Congressos do Arade), a OJA Redux irá também atuar.

No dia 29 (19h30), Hugo Alves apresenta o seu novo projeto «Magic Stars», em quarteto, num concerto mais intimista no resort Vila Vita Parc, em Alporchinhos, no litoral do concelho de Lagoa.

Seguem-se depois três concertos, um dos quais já a 1 de Maio, para assinalar o Dia Internacional do Jazz, que se comemora a 30 de Abril.

Assim, nesse dia, às 16h00, o Hugo Alves Quarteto Magic Stars apresenta-se no Auditório Municipal de Albufeira.

Também a 30 de Abril (21h30), chega o grande destaque do mês: o concerto da Orquestra de Jazz do Algarve, que terá como convidados o pianista Greg Burk e Maria Anadon, no Centro Cultural de Lagos. Os bilhetes custam 10 euros ou 8 euros (para cartão jovem e seniores).

O concerto será dedicado a George Gershwin, «muitas vezes classificado como um crossover entre a música clássica e o Jazz», que quis «assinalar uma posição de criar música verdadeiramente americana, com um pé bem enraizado na clássica e outro no jazz. Ele próprio, foi às vezes contraditório: se houve períodos em que abominava que improvisassem sobre a sua Música, noutros defendeu as cores do Jazz».

Neste concerto em Lagos, a Orquestra de Jazz do Algarve dirigida pelo trompetista Hugo Alves terá dois convidados de índole internacional – Greg Burk, ao piano, e Maria Anadon, na voz.

Hugo Alves«Os grandes standards deste autor serão revisitados, com todo o seu Swing da época, mas não só. Muito se fez sobre a sua Música que facilmente se adaptou àquilo que o século XX veio a oferecer, no Latin, na Bossa, por exemplo. “A Foggy Day”, “Summertime”, “Rapsody in Blue” serão alguns dos temas a revisitar, de um compositor que afinal tanto deu ao Jazz».

Finalmente, a fechar um mês intenso (ou a iniciar outro), a 1 de Maio (21h30), será a vez de o Hugo Alves Quarteto Magic Stars atuar no Teatro das Figuras, em Faro.

«Hugo Alves Magic Stars» é título do novo projeto do trompetista Hugo Alves, que há-de dar origem ao seu quinto álbum de originais.

Hugo Alves volta a demonstrar toda a sua mestria artística, adquirida através de uma sólida carreira, quer como músico, quer como compositor.

«Assente em sonoridades enraizadas na tradição do Jazz, surgem melodias contemporâneas e de fusão que emergem num envolvente turbilhão melódico. A integração de linguagens Latin, Funk e Swing apimentam esta conceção orquestral que prima pela originalidade e inovação», explica a Orquestra de Jazz do Algarve.

À cumplicidade do trompete de Hugo Alves, juntam-se outros notáveis instrumentistas – Greg Burk, no piano, e Michael Lauren, na bateria -, ambos americanos. O quarteto complementa-se com o contrabaixo de Luís Henrique, considerado como um valor emergente em Portugal.

«Magic Stars apresenta-se como um concerto intenso, evocando sentimentos e emoções. Não é um espetáculo só para quem gosta de Jazz, mas sim, para quem gosta de sensações». Ou seja, um concerto a não perder.

A programação da OJA conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura/Direção Geral das Artes, Município de Lagoa, Região de Turismo do Algarve, Câmara Municipal de Lagos, Câmara Municipal de Albufeira, Vila Vita Parc e Teatro das Figuras.

Comentários

pub