Março Jovem atinge maioridade com festa de abertura na Katedral Disco

A festa de abertura da 18ª edição do Março Jovem, em Portimão, está marcada para o dia 4, às 22h00, […]

Março JovemA festa de abertura da 18ª edição do Março Jovem, em Portimão, está marcada para o dia 4, às 22h00, na Katedral Disco, na Praia da Rocha, mas a programação inicia-se hoje, dia 1, com iniciativas promovidas pelo Centro Municipal de Proteção Civil no âmbito do Dia Internacional da Proteção Civil.

A festa contará com um grupo de artistas bastante eclético, entre eles o Pedro Pinto – Reflect, os Giletes d’ Aço, o grupo ACLIVE, as tunas Ismat, Tunabebes e Rolha, os Combo de Jazz, a Escola de Danças de Salão do Boa Esperança, as Classes Municipais de Ballet e Dança Contemporânea, e vários Djs.

Será o pontapé de saída para 31 dias preenchidos com muita música, dança, teatro, poesia, desporto, workshops, exposições e algumas novidades, no ano em que o “Março Jovem” completa 18 anos.

Na música, de 18 a 22, destaca-se o V Festival Internacional de Percussão, organizado pela Academia de Música de Lagos – Conservatório de Música de Portimão Joly Braga Santos. O Bar Marginália propõe um conjunto de nove concertos nos dias 5 – Tributo a Sepultura, 19 – Tributo The Offspring, 25 – Daniel Kemish Band, 26 – Urge e todas as quintas-feiras – The Marathons Rock Covers.

No espaço da dança, o projeto coreográfico de Maurícia Neves sobe ao palco do Teatro Municipal nos dias 11 e 12, às 21h30, com o espetáculo “We Will Use Smoke Machines”.

No dia 26, a partir das 16h00, no Auditório do Museu de Portimão é tempo de “Dançar sem Parar”, com um espetáculo que contempla vários géneros de dança e é organizado pelo Centro de Apoio à População Emigrante de Leste e Academia Dança Mais.

O teatro ocupa o dia 5, com duas sessões da peça “Tales from the Sea: A Aventura de Fossegrim”, às 10h30 e 16h00, destinadas a crianças dos três aos cinco anos.

Também com duas sessões, das 10h30 às 12h30 e das 15h00 às 17h00, direcionadas para crianças a partir dos 3 anos, no dia 12, realizam-se as Oficinas de Teatro para Pais e Filhos na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes. Esta iniciativa requer inscrições, que deverão ser efetuadas através do email [email protected].

João Porfírio, jovem fotojornalista de Portimão, expõe o resultado do seu trabalho nas fronteiras da Europa, com os refugiados
João Porfírio, jovem fotojornalista de Portimão, expõe o resultado do seu trabalho nas fronteiras da Europa, com os refugiados

A Contramaré – Associação Cultural de Portimão, com sede na Sociedade Vencedora Portimonense, chama a poesia às suas propostas e desafia os jovens a participar na Quinta dos Poetas, a fazerem Clubbing ou a experimentarem o LAB – Laboratório Criativo, um novo espaço de criação artística multidisciplinar no centro da cidade onde podem criar um ponto de convivência experimental, encontrar artistas e amantes de variadas formas de arte, sejam elas a música ou o cinema, mas também artes e ofícios, a pintura, a fotografia ou o vídeo.

No campo do desporto a Área Desportiva da Praia da Rocha recebe nos dias 5 e 6, das 10h00 às 18h00, a Etapa de Circuito Regional de Surf 2016, organizado pelo Iate Clube da Marina de Portimão e no dia 8 o Woman Surfing Day, promovido pelo Portimão Surf Clube, com a oferta de aulas de surf, entre as 10h00 e as 12h00. Esta atividade tem vagas limitadas e inscrição prévia na sede do Clube (Área Desportiva Praia da Rocha) ou através de [email protected].

No quadro do desporto, há ainda no dia 12, a partir das 11h00, o Raid Pedestre, com saída junto à antiga Lota, organizado pela Associação Juvenil O Infante, o Torneio de Ténis de Mesa Inter- Escolas, no dia 16, entre 14h00 as 20h00, na sala polivalente da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, e aulas de Yoga, no dia 19, às 10h30, e no dia 26, às 10h00, na Villa Prana – Guestouse & Therapies.

No final do mês, destaque para o dia 26, das 14h00 às 18h00, em que decorre a Taça Regional do Algarve de Bmx Race no Parque da Juventude, organizada pelo Clube Bicross de Portimão com o apoio da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Portimão.

A vertente da formação volta a ser uma forte aposta do Março Jovem, que, no dia 4, das 10h00 às 19h00, apresenta a Feira de Oferta Educativa e Desportiva, organizada pela Escola Profissional Gil Eanes.

Durante todo o dia decorrerão várias atividades, entre as quais destacamos às 12h30 o Show cooking “A alimentação saudável”, orientado pelo Chef Executivo do Holiday Inn Nuno Martins, uma exposição dos alunos do Curso Técnico de Fotografia, que ficará em exibição até 31 de março e um sorteio de 3 Workshops de Fotografia Digital promovido pela empresa Robson Studios.

Ainda na área da formação, o programa dispõe de um leque diversificado de aulas abertas, palestras e workshops sobre promoção de competências, motivação, hortas em varandas, xilogravura, entre outros.

Beta talk_junho_5
Beta Talk

No dia 16, como é habitual, há Beta Talk em Portimão, desta vez “Especial Jovens” e a realizar-se às 19h00, na Escola Secundária Poeta António Aleixo.

Em evidência, estarão também duas exposições, uma inaugurada hoje, dia 1, a mostra de fotografia “Geografias de Portimão”, orientada pelo Grupo de Professores de Geografia, que ficará patente até ao dia 18 de março, de segunda a sexta, das 9h00 às 17h00, na Junta de Freguesia de Alvor.

A outra abre no dia 12, às 17h00. Trata-se de “Mar de Esperança”, uma mostra da reportagem que João Porfírio, fotojornalista portimonense de 21 anos, realizou junto das principais fronteiras dos países de passagem dos refugiados. Esta exposição ficará patente no Museu de Portimão, até 27 de março.

Nota ainda para o Quiz eletrónico ao vivo – Dr. Why Portugal – Tour SuperBockologia, a realizar-se no dia 11 de março, pelas 22h00, na Antiga Lota da Zona Ribeirinha de Portimão, organizado pela Associação Académica da UAlg, em colaboração com a Associação de Estudantes do ISMAT.

Os concursos de Miss e Mister vão voltar a encher o Portimão Arena, no dia 12, com a Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, e no dia 19, com a Escola Secundária Poeta António Aleixo, ambos às 21h30.

À semelhança do ano anterior, durante o mês de março, os jovens podem utilizar gratuitamente as Piscinas de Portimão, os Complexos Desportivos de Alvor e Mexilhoeira Grande e, de 12 a 23, visitar o Museu.

Além do conjunto de atividades e eventos destinados ao público em geral, a programação do Março Jovem integra ainda um Programa Especial Escolas, onde estão incluídas as ações de informação/sensibilização acerca de nutrição e saúde, prevenção primária de comportamentos aditivos, segurança na net, sexualidade, violência no namoro, bullying, responsabilidade parental, entre outros temas que serão debatidos em exclusivo nas Escolas.

E se o Março Jovem termina no dia 31 de Março, a programação para a juventude prolonga-se em abril com vários eventos, entre os quais o XVI Enportunas, no dia 2, e a Conferência Internacional Sobre “Políticas de Juventude a nível local e regional: desenvolvimento dos territórios e participação dos jovens na tomada de decisões”, de 12 a 15, no Museu de Portimão, organizada pela Cooperativa de Educação, Cooperação e Desenvolvimento, entre outras iniciativas.

Reflexo da dinâmica da juventude local e do movimento associativo juvenil do município, o Março Jovem conta com o empenho de cerca de meia centena de entidades, entre escolas, clubes, associações e empresas, numa organização da Câmara Municipal de Portimão.

Clique aqui para conhecer todo o programa do Março Jovem.

Comentários

pub