Algarve preparado para estar debaixo dos holofotes na BTL 2016

  Os holofotes da Bolsa de Turismo de Lisboa, que começou esta quarta-feira, no Parque das Nações, vão estar apontados […]

 

BTLOs holofotes da Bolsa de Turismo de Lisboa, que começou esta quarta-feira, no Parque das Nações, vão estar apontados ao Algarve, o destino convidado da edição de 2016 do principal certame de turismo realizado em Portugal.

As entidades da região ligadas ao setor vão aproveitar a atenção extra que o título lhes dará e fazer uma aposta forte na promoção da região, enquanto destino turístico.

A partir de hoje e até domingo, 15 municípios e 26 unidades hoteleiras e agências de viagens vão juntar-se no «Espaço Algarve» para se dar a conhecer e atrair turistas. Nos dois primeiros dias, o evento é destinado, apenas, a agentes do setor e a jornalistas. A partir de sexta-feira, abre ao público em geral.

BTL Stand_Algarve (14) (Small)O centro nevrálgico da ação, no que à região diz respeito, será o stand de 900 metros quadrados do Turismo do Algarve, onde decorrerão diversas atividades, desde a apresentação de iniciativas, novas e já estabelecidas, a demonstrações gastronómica, com degustação de alguns produtos algarvios internacionalmente famosos.

Esta quinta-feira, a RTA fará a já tradicional apresentação das novidades do atual ano turístico. Mas haverá outras entidades públicas a aproveitar a “montra” BTL, nomeadamente os municípios de Albufeira,  Aljezur, Faro, Lagoa, Loulé, Olhão, Silves, Tavira e Vila do Bispo, que também terão direito ao seu momento (ver descrição detalhada abaixo).

A BTL de 2016 vai contar com mais de 1100 expositores, oriundos de diferentes pontos do mundo. A nível nacional, vão mostrar-se na iniciativa 76 municípios, além das diferentes regiões de turismo do país e várias empresas.

Para os profissionais ligados ao setor que marcarem presença, «existe a oportunidade de encontrar compradores, conhecer a concorrência, analisar as tendências do mercado e posicionar a sua oferta de uma forma inovadora e competitiva», enquanto os visitantes podem aproveitar para «conhecer novos destinos, comparar propostas e comprar a preços de feira altamente competitivos», segundo a Região de Turismo do Algarve.

No primeiro dia de feira aberto ao público em geral, dia 4, a exposição vai funcionar das 18 horas às 23 horas. No fim de semana, abre portas ao meio-dia. No sábado encerra às 23 horas e domingo, último dia de feira, às 20 horas.

BTL Stand_Algarve (8) (Small)

O Sul Informação dá-lhe conta das diferentes atividades que as entidades da Região pensaram, para se promover na BTL:

RTA

A Região de Turismo do Algarve promoverá um programa vasto de animação. Diariamente, vão ser oferecidos brindes a quem girar a “Roda da Sorte”, enquanto a “Tômbola” vai atribuir vouchers com ofertas de alojamento, experiências de aventura, bem-estar e de gastronomia.

No primeiro dia de feira, os visitantes vão poder assistir à apresentação de uma seleção de cocktail pelas mãos do barman Miguel Gião e no dia 3, a Rota dos Vinhos do Algarve promove uma prova de vinhos. São apresentados novos projetos, entre os quais o lançamento de duas novas apps e um livro infantil, seguido de uma atuação da Orquestra de Jazz do Algarve.

Mais concertos estão reservados para dia 4, bem como dois showcookings onde o restaurante “Tertúlia Algarvia” vai ensinar a confecionar as mais apreciadas iguarias da região. O Rancho Folclórico de Faro vai também subir ao palco com duas atuações no auditório Key for Travel (dia 6 de março, às 16h00).

Por fim, «uma bailarina fará suster a respiração com movimentos no trapézio suspenso, enquanto artistas de bodypainting, personagens em andas, músicos e bailarinos chamarão a atenção de quem passa», acrescenta a Região de Turismo do Algarve , ao haver também atores que personificam tudo o que o Algarve tem para oferecer: golfistas, nadadores-salvadores, cozinheiros e pescadores.

Albufeira

Albufeira vai aproveitar a presença na feira para promover uma «Grande Mostra de Vinhos de Portugal» (dia 2, 15h30) e lançar um novo calendário de eventos desportivos.

A 8º edição da Mostra de Vinhos  é considerada pela Câmara de Albufeira, «um evento de referência quer no seio dos produtores e enólogos, quer dos apreciadores do vinho português». Já o novo calendário desportivo albufeirense (dia 3, 17 horas), vai contar com o Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor, que regressa à Pista das Açoteias a 13 de Março, e com a festa do basquetebol Juvenil nacional, que se realiza de 29 de Março a 3 de Abril.

Cerca de 60 produtores locais, levam ao stand albufeirense produtos regionais, como os queijos, os enchidos e o azeite. Quem se dirigir ao Stand de Albufeira também se habilitará a ganhar fins de semana neste concelho, sorteio realizado em parceria com a APAL – Turismo de Albufeira.

Loulé

Como vem sendo hábito, o concelho de Loulé vai apostar forte na sua participação na Bolsa de Turismo de Lisboa. Além de lançar nova edição do Festival MED, um dos principais eventos anuais do concelho, a autarquia louletana vai dar a conhecer outro dos seus bebés: O projeto Loulé Criativo – Turismo.

Este projeto será apresnetado esta quarta-feira, às 14 horas, pela diretora da Rede Internacional de Turismo Criativo “Creative Tourism Network”, Caroline Couret. Já o MED, será apresentado à Comunicação Social amanhã, quinta-feira, e ao público em geral no sábado, sempre às 16 horas. «Nas apresentações vão ser anunciados os dez primeiros nomes confirmados para o MED e vão atuar dois artistas que vão estar presentes no festival», segundo a Câmara de Loulé.

O stand do município vai ainda dar a oportunidade, num espaço multimédia, de consultar o seu novo site, numa versão responsive. Além disso, haverá entradas para o Festival MED para sortear.

BTL Stand_Algarve (9) (Small)

Lagoa

A distinção «Lagoa Cidade do Vinho 2016» será um tema central da participação deste concelho na BTL. E a melhor maneira de divulgar os produtos vinícolas que este concelho algarvio tem para oferecer é dá-los a provar. E haverá mais do que uma oportunidade para o fazer, ambas hoje. Às 14h30, vinhos de Lagoa serão dados a provar no «Pavilhão da Rota dos Vinhos Portugueses». Às 17h30, será a Câmara a promover uma degustação dos vinhos produzidos no concelho, no stand do Turismo do Algarve

Além de mostrar «as valências e apetências do Concelho de Lagoa, nomeadamente na área do turismo diversificado de qualidade», o stand lagoense contará com a presença de industriais hoteleiros e produtores de doçaria regional.

A todos os visitantes do stand durante a feira serão oferecidos brindes como recordação «de um Concelho que continua a apostar no conceito de relacionamento turístico diferente, aliciante e muito diversificado».

Lagos

Lagos vai apostar, na BTL, «em potenciar a capacidade de atração do município enquanto destino turístico de excelência, e a demonstrar, tanto a nível nacional como internacional, todo o potencial de um município profundamente marcado pela sua história ligada aos Descobrimentos e onde a oferta turística, apesar de Lagos e do Algarve serem os destinos com mais horas de sol na Europa, vai muito para além da excelência do clima, do golfe e das suas praias de sonho».

A cultura, o património e a identidade histórica local vão estar em destaque com a realização de três apresentações, nos dias 4 e 5 de Março. Para sexta-feira, dia 4 de Março, está marcada, a partir das 16h30, a primeira apresentação de carácter mais público do mais recente Guia editado pela Câmara Municipal de Lagos e cujo tema é “Lagos na Rota da Escravatura (séculos XV-XVI). A ideia da autarquia «é que através deste pequeno guia, qualquer visitante possa fazer uma “viagem no tempo” a Lagos do final da Idade Média e do início da Época Moderna (séc. XV-XVI) ancorando o percurso no tema das primeiras gerações de Africanos aqui desembarcados na condição de Escravos».

Já no dia 5, e a partir das 15h00 estão marcadas as apresentações do Centro Ciência Viva de Lagos, aparecendo como “Promotor do conhecimento e do património natural” e do LAC – Laboratório de Atividades Criativas, cujo responsável vai falar de uma das mais importantes iniciativas desta associação – o Projeto ARTURb: Arte Urbana em Lagos.

Tavira

Tavira tem muito património histórico e cultural e não pensa escondê-lo, na sua participação na BTL. O município tavirense agendou várias atividades culturais e gastronómicas. No dia da apresentação do seu stand, quinta-feira, às 12h30, a autarquia mostra aos visitantes o projeto local «Fado com História», com a atuação de Teresa Viola, acompanhada por Jorge Franco na guitarra portuguesa e Virgílio Lança na viola.

No dia 4, a chefe de cozinha Noélia do conceituado restaurante «Noélia&Jerónimo», de Cabanas de Tavira, vai dar a conhecer alguns dos segredos da gastronomia algarvia, servindo-se da muxama, do polvo e da batata doce, ingredientes tipicamente algarvios. Ao final do dia, o presidente de Tavira, Jorge Botelho, apresenta o programa de eventos mais relevantes do concelho, agendados para este ano, com uma degustação de produtos locais, como azeitonas, azeite, doces e licores.

Vila do Bispo

A Câmara de Vila do Bispo começa a mostrar-se logo no primeiro dia de Feira. Com uma nova imagem, a autarquia de Vila do Bispo, que já marcou presença noutras edições, vai apresentar material promocional das áreas da Restauração, Turismo e Alojamento.

Na quarta-feira, às 11 horas, o concelho vila-bispense promove as «Espécies marinhas da costa de Sagres» contando, para isso, com a ajuda de Sara Magalhães, mestre em Biologia Marinha. No dia 4, às 18 horas, Artur de Jesus, técnico superior de História, fará uma breve apresentação sobre a «Cultura, Património e Turismo em Vila do Bispo»  e o biólogo marinho Nuno Barros falará sobre «Observação de Aves em Vila do Bispo», no dia 5, às 14h30). No último dia de feira, domingo, os historiadores Augusto Salgado e Jorge Russo revelam «Um submarino alemão nas águas de Sagres».

O stand de Lagoa, no segundo pavilhão da feira, teve a visita de André Sardet
O stand de Lagoa, no segundo pavilhão da feira, teve a visita de André Sardet

Aljezur

O turismo de natureza vai ter um lugar central, na participação do concelho de Aljezur na BTLO Município da Costa Vicentina vai promover três apresentações temáticas sobre este nicho de mercado, em diferentes dias.

A promoção turística do concelho começa com a apresentação do «Circuito de Interpretação do Pontal da Carrapateira» (dia 2 de Março, às 18h30), seguindo-se «As potencialidades de natureza do concelho de Aljezur», com Vitor Faustino (3 de Março às 10h45). No dia 4 de Março, às 16 horas, estarão em foco as «Rotas de Observação», estando agendadas duas apresentações, uma do projeto da Estação da Biodiversidade de Aljezur, por Patrícia Pereira, e outra sobre «Birdwatching em redor da vila de Aljezur», por Nuno Barros.

«A gastronomia e os produtos de qualidade não vão faltar, sendo proporcionada ainda uma pequena degustação de produtos e doçaria local», refere a autarquia aljezurense.

Vila Real de Santo António

O município de VRSA vai aproveitar a atenção extra proporcionada pelo facto do Algarve ser o destino convidado da BTL para apresentar as novas unidades hoteleiras do concelho e lançar a nova imagem corporativa das praias de Monte Gordo e Cacela.

As novidades serão anunciadas esta quarta-feira, a partir das 16h45.

Silves

Silves vai aproveitar a maior feira do setor para divulgar o turismo cultural, o turismo de natureza e vinhos. O concelho vai salientar não apenas o seu importante património cultural (conta com cinco monumentos nacionais),  mas também o seu vasto património natural, com destaque para o lince ibérico. Apresentará, igualmente, alguns dos produtos locais mais conhecidos como os vinhos e a laranja de Silves.

Vista geral do Stand Algarve
Vista geral do Stand Algarve

Faro

A Câmara de Faro voltará a dinamizar um stand na BTL e procurará, segundo a autarquia farense, afirmar-se como «um destino turístico de qualidade durante todo o ano, dando a conhecer o que tem de melhor com a sua riqueza tanto em património natural, como em património histórico e em atividades culturais».

Olhão

A Câmara de Olhão promove-se na BTL com um stand onde aborda a riqueza da Ria Formosa, das ilhas-barreira, da sua gastronomia e da arquitetura cubista. Também haverá prémios para sortear entre quem visitar o espaço da autarquia olhanense.

Natural.pt

A Natural.PT irá promover na BTL a Rede Nacional de Áreas Protegidas e os produtos e serviços aderentes, «que partilham os valores e princípios da sustentabilidade da valorização da natureza e dos recursos endógenos». No dia 2, esta plataforma do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas apresentará o novo mapa do Parque Natural de Sintra-Cascais.

Comentários

pub