Alcoutim lança programa de promoção dos produtos locais e da sua gastronomia

A promoção dos produtos locais e da gastronomia serrana de Alcoutim prossegue nas próximas semanas, com a Feira dos Doces […]

Pão de Vaqueiros e AlcoutimA promoção dos produtos locais e da gastronomia serrana de Alcoutim prossegue nas próximas semanas, com a Feira dos Doces da Avó e com a edição de Primavera do Festival de Gastronomia do concelho, depois de Vaqueiros ter recebido a Feira do Pão Quente e Queijo Fresco, no fim de semana passado.

Osvaldo Gonçalves, presidente da Câmara de Alcoutim, salienta que “a Feira do Pão Quente e Queijo Fresco é um evento dinamizador da economia local e contribui para a divulgação das tradições e do artesanato, que fazem deste território um mercado com elevado potencial turístico, integrando-se no programa municipal de promoção dos produtos locais e da gastronomia serrana”.

A 18ª edição da Feira do Pão Quente e Queijo Fresco, na aldeia de Vaqueiros, recebeu centenas de visitantes, que subiram ao interior serrano do Algarve para descobrir os produtos e sabores do concelho de Alcoutim.

Feira do Pão Quente de VaqueirosAs estrelas da festa foram o “pão caseiro” e o “pão com chouriço”, cozidos ao vivo durante a feira, bem como o queijo fresco, os doces e os enchidos tradicionais, e ainda outros produtos da serra algarvia, que atraem, ano após ano, os visitantes.

A paisagem, a tradição, a etnografia, o artesanato com artigos em arame, latoaria, serralharia artística, cestaria, sabonetes artesanais, arranjos florais, bonecas de juta, bijuteria, artigos em cabedal e muitos outros, assim como a animação musical ajudam na elaboração do sucesso deste certame.

O evento arrancou com a marcha-passeio regional, incluída no Calendário Regional de Marcha e Corrida do Algarve, tendo a festa sido este ano abrilhantada pelos artistas Ricardo e Henrique e pelo grupo Ana & Edgar.

Comentários

pub