Vila do Bispo mostra as potencialidades do seu património num só dia

O secretário de Estado do Ambiente José Mendes vai encerrar o «I Seminário Potencialidades de um Concelho/Vila do Bispo num […]

Potencialidades Vila do BispoO secretário de Estado do Ambiente José Mendes vai encerrar o «I Seminário Potencialidades de um Concelho/Vila do Bispo num só dia…», que decorre na segunda-feira, dia 18, no auditório do Centro Cultural daquela localidade da Costa Vicentina.

Composto por quatro painéis, este Seminário pretende promover o concelho de Vila do Bispo, através da divulgação das potencialidades naturais, culturais e patrimoniais que diferenciam o seu território.

Assim, no primeiro painel, às 10h00, moderado por Alexandra Gonçalves, diretora regional de Cultura, será abordado o Património Histórico e Cultural (por Artur de Jesus, da Câmara de Vila do Bispo), o Habitat e Flora (Carla Cabrita, da Walkin’Sagres) e a Carta Arqueológica de Vila do Bispo (Ricardo Soares, da Câmara de Vila do Bispo, e Fernando Pimenta, investigador de Arqueoastronomia).

O segundo painel, que começa às 11h45, tendo como moderador André Matoso, presidente do Conselho de Administração da Sociedade Polis Litoral Sudoeste, falará sobre Praias (Cláudio Machado, da Câmara de Vila do Bispo), Surf (Marta Mealha, da Associação de Escolas de Surf da Costa Vicentina) e Trilhos, Roteiros e Rotas (José Granja, da Rota Vicentina).

À tarde, o painel número três, moderado por Valentina Calixto, diretora do Departamento do Algarve do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, terá como temas as Aves e o Turismo Ornitológico (Alexandra Lopes, da SPEA), Os Charcos Temporários, o Triops Vicentinus e o Projeto Life Charcos (Margarida Cristo, da UAlg, e Artur Lagartinho, da LPN), e ainda Biologia Marinha (Sara Magalhães, da empresa Mar Ilimitado).

O último painel, que terá moderação do Comandante Augusto Salgado, da Escola Naval da Marinha Portuguesa/Centro de Investigação Naval, vai debruçar-se sobre a Investigação Arqueológica da Universidade do Algarve no concelho (Nuno Bicho, da UAlg), Geologia e Paleontologia (Beatriz Oliveira) e Arqueologia Subaquática (Jorge Russo, do Centro de Investigação Naval).

Após o debate, haverá a sessão de encerramento, marcada para as 18h00, com a presença do presidente da Câmara Adelino Soares e do secretário de Estado Adjunto do Ambiente.

O seminário integra-se nas comemorações do Feriado Municipal de Vila do Bispo.

Comentários

pub