Rua do Castelo de Loulé vai ter pinos a partir de segunda-feira

A Câmara Municipal de Loulé vai colocar pinos na Rua D. Paio Peres Correia (rua do Castelo), a partir de […]

A Câmara Municipal de Loulé vai colocar pinos na Rua D. Paio Peres Correia (rua do Castelo), a partir de amanhã, segunda-feira, dia 18 de janeiro, no âmbito do Programa de Requalificação do Espaço Urbano e da Zona Histórica da Cidade de Loulé.

No quadro das intervenções de reabilitação urbana do Centro Histórico de Loulé, vão ser colocados pinos amovíveis nesta artéria para restringir o acesso automóvel, com salvaguarda dos interesses do comércio tradicional, considerado pela autarquia como «pilar fundamental da dinamização do espaço urbano».

Nesse sentido, apesar das limitações, haverá um período de acesso automóvel destinado às cargas e descargas entre as 9h30 e as 12h00, em dias úteis.

«O esforço de preservação da memória coletiva dos Louletanos tem contado com o empenho de todos, a partir da consciência que só a preservação e a valorização do nosso património será uma base sólida para a construção de um futuro melhor e uma marca diferenciadora na Região e no País», disse Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé.

«Foi por isso, por não estarmos contentes com o estado de preservação da nossa memória no Centro Histórico de Loulé, que o Município avançou para a criação de um Programa de Requalificação do Espaço Urbano e da Zona Histórica da Cidade de Loulé. É com esse espírito que o Município vai recuperar espaços como o Solar da Música Nova ou o Palácio Gama Lobos», acrescentou o autarca louletano.

Vítor Aleixo sublinhou ainda a importância em «legar às gerações vindouras um território valorizado nas suas referências, na sua identidade e na capacidade de acolher as dinâmicas urbanas e as iniciativas empresariais».

O autarca apela à compreensão e ao esforço de todos, no sentido de se continuar «a valorizar o comércio tradicional, a requalificar o espaço público e a preservar o património, afirmando o Concelho de Loulé como destino turístico com uma oferta diversificada de praia, de serra e de património cultural preservado».

Comentários

pub