Reitor da Universidade do Algarve dá conferência sobre encíclica do Papa Francisco

António Branco, reitor da Universidade do Algarve, fará, no próximo dia 22 de janeiro, em Faro, uma conferência sobre a […]

naturezaAntónio Branco, reitor da Universidade do Algarve, fará, no próximo dia 22 de janeiro, em Faro, uma conferência sobre a encíclica do Papa Francisco, «Laudato Si’, mi’ Signore – Louvado sejas meu Senhor». O evento, promovido pelo Colégio de Nossa Senhora do Alto (Faro), terá lugar no auditório da Escola João de Deus, às 21h00.

Segundo a Diocese do Algarve, o objetivo é «apresentar um olhar académico sobre o texto papal».

A participação é livre e gratuita, podendo quem desejar participar fazer a sua inscrição no site do Colégio, clicando aqui.

A conferência é promovida pelo Colégio de Nossa Senhora do Alto, em colaboração com a Universidade do Algarve.

O Papa Francisco publicou, a 18 de Junho de 2015, a sua nova encíclica “Laudato si”, que tem como temática central a ecologia.

A encíclica é o grau máximo das cartas que um Papa escreve e a expressão “Laudato si” (louvado seja) remete para o “Cântico das Criaturas” (1225), de São Francisco de Assis, o religioso que inspirou o pontífice argentino na escolha do seu nome.

O texto papal foi publicado ainda a tempo de pressionar a comunidade internacional para decisões corajosas na Conferência do Clima 2015, em Paris.

“Em grande parte, é o ser humano, que dá chapadas à natureza, quem tem responsabilidade nas alterações climáticas. De certa forma, tornamo-nos donos da natureza, da mãe terra”, alertou o Papa, para quem “o homem foi longe demais”.

Comentários

pub