Misericórdia de Castro Marim vai prestar cuidados de saúde à população desfavorecida

A população carenciada do concelho de Castro Marim vai passar a usufruir de cuidados de saúde personalizados, prestados pela Santa […]

A população carenciada do concelho de Castro Marim vai passar a usufruir de cuidados de saúde personalizados, prestados pela Santa Casa da Misericórdia local, ao abrigo de um protocolo assinado entre a autarquia castromarinense e esta instituição centenária.

O objetivo do acordo celebrado, a que está associado um apoio anual de 30 mil euros, da parte da autarquia, é «igualar a acessibilidade dos cidadãos com maior vulnerabilidade socioeconómica à prestação de cuidados de saúde», revelou a Câmara.

Esta é «uma das maiores preocupações da Câmara de Castro Marim», tendo em conta os efeitos da crise, daí a opção por este protocolo que prevê «o desenvolvimento de iniciativas e atividades conjuntas na área da promoção da saúde».

«A Santa Casa da Misericórdia compromete-se a proporcionar à população carenciada cuidados de saúde, mediante a realização de rastreios, ações de sensibilização e apoio médico, e a trabalhar mais persistentemente nos problemas que constrangem a população idosa, nomeadamente as demências, a incontinência urinária e a dor. No âmbito de uma vida mais saudável e ativa, entre outras ações, a Santa Casa da Misericórdia colabora também no programa de cessação tabágica do município, que já devolveu a 180 munícipes uma vida sem tabaco», revelou a autarquia.

«Mais qualidade de vida e dignidade para os mais desfavorecidos. Dotar todos os cidadãos para um papel ativo na construção da nossa comunidade, é uma das maiores responsabilidades das autarquias e isso passa, sem dúvida, pela prestação de cuidados de saúde a todos de igual forma», defendeu o presidente da Câmara de Castro Marim Francisco Amaral, que é, igualmente, médico.

Comentários

pub