“Heli” do INEM sai do Algarve e autarquias esperam que não faça falta

O helicóptero ligeiro do INEM que esteve sedeado em Loulé durante o Verão deixou o Algarve no início da semana […]

helicoptero inemO helicóptero ligeiro do INEM que esteve sedeado em Loulé durante o Verão deixou o Algarve no início da semana e vai ficar sedeado em Évora. O socorro e transporte de doentes vai ficar a cargo de um helicóptero Kamov, que durante os últimos meses foi utilizado como meio de combate a incêndios. 

Jorge Botelho, presidente da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, em declarações ao Sul Informação diz que, apesar de já ter acontecido no ano passado, «esta não era uma situação prevista», e que «o que importa assegurar é que os meios não faltam. O que pode ser lastimável é que possam acontecer situações em que necessitemos desses meios e não os tenhamos», considera.

«No ano passado, aconteceu o mesmo, e não houve problemas. O que importa é que haja meios de socorro e que estes estejam disponíveis. Aqui houve a substituição de um “heli” ligeiro por um “heli” pesado», acrescenta.

Para o presidente da AMAL, e autarca de Tavira, no Algarve, «os meios têm que existir, até pela resposta hospitalar que temos, que obriga a que, muitas vezes, os doentes tenham de ser evacuados para Lisboa e também pelo número de turistas que temos na região».

Se, no ano passado, o helicóptero foi para Beja, este ano, vai ficar sedeado em Évora. «É evidente que fica mais longe e, se for preciso… mas não vou traçar esses cenários», concluiu Jorge Botelho.

Comentários

pub