Eurodeputados portugueses ajudam a debater «A Europa e o Mar» na Universidade do Algarve

Os eurodeputados Ricardo Serrão Santos (PS), Cláudia Monteiro de Aguiar (PSD), João Ferreira (PCP) e Marinho e Pinto (independente, eleito […]

PescasOs eurodeputados Ricardo Serrão Santos (PS), Cláudia Monteiro de Aguiar (PSD), João Ferreira (PCP) e Marinho e Pinto (independente, eleito pelo MPT) vão participar no debate «A Europa e o Mar», no dia 16 de Outubro. O evento, realizado no âmbito do «Fórum de Discussão Regional», terá lugar a partir das 9h30 da próxima sexta-feira, no Auditório Verde do Edifício 8 do Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, em Faro.

O evento, promovido pelo Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal, pela Universidade do Algarve (UAlg) e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDRA), «visa confrontar as opiniões de decisores políticos, académicos, partes interessadas e sociedade civil focando temas com particular relevância para a região do Algarve, nomeadamente, as pescas, a aquacultura, a biodiversidade e a biotecnologia, o turismo costeiro, as energias marinhas, a economia e o empreendedorismo», segundo a organização.

O programa contempla dois painéis de discussão, um sobre «Recursos Marinhos e Biodiversidade» e o outro sobre «A Economia Azul».

Em ambos os casos, haverá intervenções de professores da UAlg e de deputados ao Parlamento Europeu. O encerramento será feito pelo investigador Mário Ruivo, recentemente galardoado com o prémio do Cidadão Europeu 2015.

No mesmo dia, será inaugurada, na biblioteca do Campus da Penha da UAlg, a exposição «Portugal e a Europa em cartoons», com desenhos dos artistas portugueses António Jorge Gonçalves, Cristina Sampaio, Fernando Relvas, Rodrigo de Matos e Telmo Quadros Ferreira, que poderá ser vista até final de Outubro.

A exposição estará depois patente ao público na sede da CCDR do Algarve, em Faro, de 2 a 30 de novembro.

O «Fórum de Discussão Regional» enquadrará outras iniciativas, nomeadamente a exibição do filme «Mediterranea», finalista da 9ª edição do Prémio Lux, no dia 15 de Outubro, às 18h30, nos Cinemas NOS do Fórum Algarve, e o concurso “Euroscola – A União Europeia no Algarve”, destinado a alunos com idades entre os 16 e os 18 anos de escolas secundárias e profissionais e que está a decorrer até ao dia 20 de outubro.

Comentários

pub