Aljezur evoca 70 anos do fim da II Guerra lembrando batalha aérea que teve lugar nos seus céus

Uma sessão evocativa do 70º aniversário do Final da II Guerra Mundial, subordinada ao tema «A II Guerra Mundial no […]

batalha de aljezurUma sessão evocativa do 70º aniversário do Final da II Guerra Mundial, subordinada ao tema «A II Guerra Mundial no Algarve e a Batalha de Aljezur», está marcada para sábado, dia 31 de Outubro, às 15h00, no Salão da Junta de Freguesia de Aljezur.

Na sessão vão falar Carlos Guerreiro, jornalista da RTP e autor do livro “Aterrem em Portugal!”, e José Augusto Rodrigues, autor do livro “A Batalha de Aljezur”.

Trata-se de um evento organizado pela Junta de Freguesia de Aljezur e pela Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur.

O tema – A II Guerra Mundial no Algarve e a Batalha de Aljezur – será desenvolvido com referências aos combates aéreos e navais ocorridos ao longo da Costa Vicentina e Sotavento Algarvio, com destaque para o combate aéreo de 9 de Julho de 1943, no céu de Aljezur, entre um Focke Wulf alemão e três caças-bombardeiros aliados.

sessão evocativa final IIGGSerão igualmente revelados factos do grande conflito que tiveram como palco o território de Portugal, apesar do estatuto de país neutral assumido pelo governo de António Salazar.

Nesta mesma data e no mesmo local, será inaugurada uma exposição alusiva ao combate aéreo de Aljezur, que integra réplicas de modelismo, peças e fragmentos originais do avião alemão, fotografias e cópias de documentos oficiais da época, condecorações e diplomas atribuídos pelo III Reich às entidades aljezurenses que promoveram os funerais dos sete aviadores alemães, cujos restos mortais repousam no cemitério da vila.

A exposição estará patente de 31 de Outubro a 13 de Novembro, das 9 horas às 15 horas, no Salão da Junta de Freguesia, edifício que se situa junto aos Paços do Concelho.

Comentários

pub