Peça de teatro de marionetas chilena em cena no Cine-Teatro Louletano

A peça de teatro de marionetes «Chiflón – El Silencio del Carbón» vai subir ao palco do Cine-Teatro Louletano, no […]

chiflon_c_lorenzo_mellaA peça de teatro de marionetes «Chiflón – El Silencio del Carbón» vai subir ao palco do Cine-Teatro Louletano, no dia 17 de Setembro, às 21h30. O espetáculo é da Companhia Silencio Blanco, do Chile, sendo esta a única apresentação no Algarve.

Esta produção chega à região através da parceria que o teatro louletano tem com o Programa Gulbenkian Próximo Futuro. O convidado especial é uma companhia que se distingue por trabalhar com marionetas brancas, construídas à base de papel de jornal e que atuam em silêncio. Ou seja, «não se recorre a diálogos e as marionetas não falam», explicou a Câmara de Loulé.

Em vez de diálogos, as sensações humanas «são representadas pelas situações quotidianas através de movimentos gestuais», o que «demonstra que o movimento humano transmitido pela marioneta pode provocar uma tal ilusão que parece que até o bater do coração dos personagens se pode ouvir».

«Silencio Blanco faz uma releitura da história “El Chiflón del Diablo”, de Baldomero Lillo, eminente autor chileno, que nos fala de uma mina de carvão que colapsa e de um jovem mineiro que é expelido desse local onde trabalha. A sua única hipótese de continuar empregado na empresa de exploração mineira é rumar para a área de Chiflón del Diablo, um dos locais mais perigosos desta atividade», descreveu a autarquia.

«A peça retrata assim situações quotidianas que permitem conhecer a intimidade e as fragilidades das personagens, o seu heroísmo diário, a espera incondicional e a incerteza vivenciadas pelas suas mulheres, sem saber se os mineiros regressarão. São realidades esquecidas pela história ou talvez enterradas profundamente nas minas de carvão, soterradas sob um sombrio silêncio», acrescentou.

O bilhete para assistir a esta peça custa 8 euros. Para mais informações e reservas, os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289414604 (terça a sexta das 13 às 18 horas) ou pelo email [email protected].

Comentários

pub