Potencial do Algarve para a observação de aves promovido em feira no Reino Unido

As potencialidades do Algarve no setor da observação de aves vão ser dadas a conhecer pela Associação Turismo do Algarve […]

Bird Watching_© Associação de Turismo do Algarve
Birdwatching _ Foto cedida pela Associação de Turismo do Algarve

As potencialidades do Algarve no setor da observação de aves vão ser dadas a conhecer pela Associação Turismo do Algarve e pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) na principal feira de birdwatching do Reino Unido, a British Birdfair 2015, que decorre a partir de hoje, sexta-feira, até domingo, em Rutland.

Nesta incursão a terras britânicas, as duas entidades vão divulgar «as características únicas do destino e atrair para o Algarve os amantes da natureza que já têm por tradição fazer turismo de observação de aves». E aficionados da Observação de Aves é algo que não falta, no Reino Unido, país onde há milhões de pessoas que se dedicam a esta atividade.

«O birdwatching é uma atividade que já está consolidada em países como o Reino Unido, Alemanha, França, Suíça e até aqui ao nosso lado, em Espanha. Em Portugal ainda está em crescimento, é um nicho de mercado que ainda pode ser potenciado, porque há muito a fazer», ilustrou Dora Coelho, diretora executiva da ATA.

Este nicho de mercado é visto, por muitos, como uma arma que o Algarve pode usar, para combater a sazonalidade, já que é uma atividade que, tradicionalmente, tem o seu pico na Primavera e no Outono.

«A nossa região reúne excelentes condições para a observação de aves, não só porque aqui existem espécies que não se encontram em locais com grande tradição em birdwatching, como é o caso do Norte e Centro da Europa, mas também porque permite a realização da atividade no inverno», acrescentou Dora Coelho.

Este é, de resto, um setor que está em crescimento, já que «a par do registo da chegada de turistas que vêm especialmente para observar aves verifica-se também o investimento de empresas locais na área e a inclusão da atividade nos programas de turismo», salientou a ATA, numa nota de imprensa.

Ria_© Associação de Turismo do Algarve
Birdwatching _ Foto cedida pela Associação de Turismo do Algarve

A associação tem vindo a promover o Algarve, enquanto região acolhedora de birdwatchers, em feiras internacionais, mas também através da organização de press trips para dar a conhecer, através da imprensa, a experiência que o Algarve pode proporcionar aos turistas.

A ATA também irá convidar jornalistas estrangeiros a estar presentes no VI Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza, que se realiza em Sagres, no mês de Outubro.

«Em Portugal, a região algarvia é considerada como a mais interessante para a observação de aves. A diversidade de espécies residentes e que para aqui migram no inverno ou na época de reprodução, e a variedade de ambientes naturais como falésias, paisagens mediterrânicas, serras e zonas húmidas são elementos diferenciadores para este nicho de mercado. A Península de Sagres, a Serra de Monchique, a Lagoa dos Salgados, o Caniçal de Vilamoura, a Ria de Alvor e Formosa, Castro Marim e a Serra do Caldeirão são alguns dos locais apelativos para os turistas birdwatchers», resumiu a ATA.

Comentários

pub