Feira Medieval de Silves teve 132 mil “viajantes no tempo” (com fotos)

A Feira Medieval de Silves recebeu 132 mil pessoas durante os 10 dias em que o Centro Histórico de Silves […]

Feira Medieval de Silves - MMazurek (46)A Feira Medieval de Silves recebeu 132 mil pessoas durante os 10 dias em que o Centro Histórico de Silves voltou a ser “invadido” por mouros, cavaleiros, bruxas, poetas, falcoeiros, taberneiros, malabaristas, odaliscas e muitos curiosos que quiseram participar numa viagem no tempo.

Segundo a Câmara de Silves o aumento do número de visitantes em relação a anos anteriores, nomeadamente em relação à edição de 2014, «indica que o evento continua a crescer e a afirmar-se como um dos mais importantes acontecimentos do Verão algarvio».

Nesta edição da feira, «foram destacados factos que marcaram o passado e a identidade cultural da cidade, retratada como “A Mágica Capital da Cultura”».

Ao todo, 238 expositores e tabernas participaram no evento (artesãos, mercadores, místicos, tabernas, doçaria, bebidas e kebab), bem como 22 grupos de diferentes áreas (teatralização, torneio de armas a cavalo, música, dança, animação de rua, cenografia, recriação histórica, falcoaria, grupos de armas).

A autarquia adianta ainda que «as “Experiências Medievais” foram outro dos produtos de sucesso do evento, já que, este ano, cerca de seis de dezenas de visitantes optaram por visitar a feira desta forma única e especial».

Este foi, ainda, um “ecoevento”, já que se implementaram cuidados e regras mais apertados no sentido de proceder à separação de resíduos para posterior reciclagem.

Para além disso, a Câmara realça que «teve lugar uma campanha prévia de sensibilização aos munícipes, que ofereceu entradas para a Feira a 72 pessoas que entregaram cartão, plástico e outros materiais para reciclagem, tendo sido recolhidos 101 kg de embalagens e 144 kg de cartão».

As coletividades do concelho também se envolveram na feira, «não apenas na dinamização de espaços de exposição e/ou tabernas, mas também nos diversos serviços que a própria feira envolve, já que os roupeiros, o fornecimento de bebidas e a gestão do xilb (moeda da feira) foram entregues a associações locais».

A data da edição de 2016, que será a XIII, foi anunciada pela Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, no espetáculo de encerramento: o evento vai decorrer entre 5 e 14 de agosto.

Fotografia de Martyna Mazurek:

 

Comentários

pub