Estreias mundiais e curtas premiadas no Farcume mais internacional de sempre

O Farcume – Festival Internacional de Curtas-Metragens  de Faro volta à capital algarvia entre os dias 26 e 29 de […]

FarcumeO Farcume – Festival Internacional de Curtas-Metragens  de Faro volta à capital algarvia entre os dias 26 e 29 de Agosto e mostrará filmes provenientes de quase 50 países, alguns em estreia mundial.

A quinta edição do evento é marcada pela predominância de filmes estrangeiros, 155 dos 200 que foram selecionados para ser exibidos na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

Ao todo, haverá 25 horas de cinema, ao longo de quatro dias, que serão preenchidas com trabalhos vindos de vários pontos do país e de nações como o Qatar, Japão, Kurdistão, Austrália, Dubai (EAU), África do Sul, Irão, Iraque, Kuwait, Angola, Líbano, Brasil, Perú, Colômbia, Uruguai, México, EUA, Índia, China, Nepal, Taiwan e Canadá.

Em 2015 chegaram cerca de 1750 candidaturas à Faro 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro, que organiza o evento. Um número elevado, mas ainda, assim, menos expressivo que a edição de 2014, algo que está intimamente ligado à introdução de uma taxa «simbólica» para candidaturas vindas de outros países.

«As curtas estrangeiras passaram a estar sujeitas a uma pequena taxa de inscrição, de 2 euros, que garante, por si só, que os filmes que recebemos têm um mínimo de qualidade», revelou ao Sul Informação Bruno Lage, presidente da Faro 1540.

Esta contribuição não é aplicada a candidaturas vindas de países em vias de desenvolvimento, «como o Perú, a Colômbia ou até mesmo a China», já que «2 euros, para esses realizadores, já é uma soma considerável».

Esta mudança foi pensada depois do exaustivo processo de seleção do ao passado, em que os elementos da organização tiveram de analisar mais de 2100 candidaturas. Mas, em muitos casos, as curtas apresentadas não preenchiam os requisitos mínimos de qualidade exigidos pela associação.

Este ano, qualidade não deverá ser problema. «Vamos exibir muitas curtas que já foram premiadas noutros festivais de renome, como Cannes, Veneza ou Berlim. Além disso, teremos muitas curtas, portuguesas e estrangeiras, que farão aqui a sua estreia absoluta, o que é um sinal do prestígio que o Farcume já atingiu», considerou Bruno Lage.

Farcume 2014Outro indicador, diz o dirigente da Faro 1540, é «o  leque razoável de realizadores e atores que marcarão presença». Neste campo, Bruno Lage admite que ainda «há um handicap» da parte da associação, que, «por falta de apoios», não consegue pagar a deslocação e alojamento a todos os que gostariam de estar presentes. «Se tivéssemos essa capacidade, estariam presentes para cima de 60 realizadores e atores», assegurou.

Todos os intervenientes nas produções que integram o Festival que decidirem vir até Faro são bem-vindos na Sunset Party de lançamento do Farcume 2015, que também se realiza na EHTA, a 26 de Agosto. Além das pessoas convidadas pela organização, também podem estar presentes na iniciativa «todas as pessoas que comprarem o passe de quatro dias».

A partir daqui, há muito cinema para desfrutar, em cinco categorias distintas: Ficção, Animação, Documentário, Videoclip e Cinema do Mundo.

Bruno Lage destaca, ainda, a atribuição ao Farcume do selo EFFE – Europe For Festivals, Festivals For Europe 2015-2016.

Os passes para os 4 dias de festival custam 8 euros e podem ser adquiridos no site do Farcume, na plataforma Bilheteiraonline.pt, nas estações dos CTT, na Worten e na FNAC. Os bilhetes diários custam 3 euros e só podem ser adquiridos no recinto, no próprio dia.

Comentários

pub