NATO treina proteção portuária em Portimão

A NATO está a fazer um exercício de experimentação no Porto de Portimão. O Harbour Protection Experimentation 2015 iniciou-se no […]

HPX_15_2 A NATO está a fazer um exercício de experimentação no Porto de Portimão. O Harbour Protection Experimentation 2015 iniciou-se no dia 17 de junho e vai terminar a no dia 22 deste mês. Neste exercício estão a participar cerca de 140 operacionais de Portugal, Alemanha, Holanda, Noruega, Dinamarca, Espanha e de um Centro de Excelência da Nato.

Segundo a Marinha Portuguesa, o exercício tem «como objetivo a validação prática da doutrina, táticas, técnicas, procedimentos e os ensaios de interoperabilidade entre os meios e forças participantes».

No exercício, que conta com o apoio das autoridades portuárias, estão ainda presentes meios navais e forças de Portugal, Alemanha e Espanha, assim como um módulo de comando e controlo de Harbour Protection alemão.

«As missões, em especial de resposta a cenários de crise, exigem a utilização de portos em apoio às operações expedicionárias. Esta realidade requer muitos desafios, pois procura-se garantir o normal funcionamento da atividade portuária e, simultaneamente, estabelecer areas de segurança indispensáveis para as referidas operações», refere ainda a Marinha no seu site oficial.

O exercício insere-se na iniciativa Smart Defence da NATO, no qual Portugal lidera um projeto para o desenvolvimento da capacidade militar de Harbour Protection e que faz parte dos objetivos identificados no NATO Defense Planning Process.

Comentários

pub