Há um «Caracol» na Fortaleza de Sagres

“Caracol”, peça teatral a partir de um conto de Luís Sepúlveda, é apresentada hoje, dia 4, às 10h30, no Auditório […]

Caracol 4 JUNHO tertulia divam 15“Caracol”, peça teatral a partir de um conto de Luís Sepúlveda, é apresentada hoje, dia 4, às 10h30, no Auditório da Fortaleza de Sagres.

Iniciativa integrada no “DiVaM para os + e – pequenos” e organizada em parceria com a Tertúlia Associação Sócio Cultural de Aljezur, a peça destina-se ao público infanto-juvenil, a partir dos 6 anos, mas é também um espetáculo para todos os que gostem de histórias, de perguntas, de descobertas e de viagens.

O “Caracol” divide-se em duas partes distintas: a primeira consiste numa apresentação “quase” formal acerca de caracóis, da sua constituição, da sua forma de vida, ou seja, é uma fase de exposição “quase” científica sobre caracóis. Esta parte que expõe a “dita realidade” tem um caráter de introdução (extremamente dinâmica!) ao espetáculo.

Na segunda fase, os espectadores irão “mergulhar no mundo da ficção”, através do livro de Luís Sepúlveda “A história de um Caracol que descobriu a importância da lentidão”,

E é nesta fase que “entraremos” na história de um caracol que queria saber porque era lento e porque não tinha um nome, só dele. Estas questões irão levar este caracol a ser expulso da sua colónia e a viajar pelo prado em busca das suas respostas.

Os animais que vai encontrando pelo caminho e tudo o que vai descobrindo levam-no a saber que é um rebelde e que tem a possibilidade de salvar os seus companheiros, simplesmente por ser como é, vagaroso e curioso (um ser que se pergunta, que quer saber mais…).

O espetáculo é concebido e interpretado por uma atriz que apresenta, conta e interpreta as diferentes personagens, utilizando pequenos objetos, que vão transformando o espaço cénico, inicialmente mais despido, em algo mais caloroso, mais próximo de cada um de nós. Esta transformação cénica acompanha o próprio espectáculo que propõe um caminho entre uma apresentação fria e pragmática e um momento íntimo e caloroso.

No espaço fica marcado o rasto do espetáculo, como se fosse uma linha condutora do passado até ao presente, como se fosse um registo de uma viagem…

«Caracol» é mais um evento organizado pela Associação Tertúlia, no âmbito do DiVaM, o Programa de Divulgação e Valorização dos Monumentos do Algarve.

Comentários

pub