Bombeiros de Olhão em máxima prontidão testam duas novas valências até Setembro

O Corpo de Bombeiros Municipais de Olhão reforçou o dispositivo de Proteção e Socorro Municipal durante os meses de Julho, […]

Bombeiros Municipais de Olhão_2O Corpo de Bombeiros Municipais de Olhão reforçou o dispositivo de Proteção e Socorro Municipal durante os meses de Julho, Agosto e Setembro, ao mesmo tempo que vão testar duas novas valências: uma Equipa de Apoio Logístico e a Brigada Pré-Hospitalar.

Assim, no decorrer da Fase Charlie, entre 1 de Julho e 30 de Setembro, a altura mais crítica para os incêndios florestais, o Corpo de Bombeiros Municipais de Olhão irá dispor de uma Brigada especialmente vocacionada para o ataque aos incêndios florestais, constituída por dois veículos de combate e um veículo de apoio, num total de 12 homens 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, integrados no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Em Moncarapacho, ficará, em pré-posicionamento, uma equipa com cinco bombeiros e um veículo de combate, com o objetivo de se conseguir uma maior eficiência no ataque inicial aos fogos nas freguesias mais distantes da sede do concelho.

A equipa ficará instalada diariamente na freguesia e, conforme a gestão operacional diária, contará com o apoio da Casa do Povo e da Cruz Vermelha de Moncarapacho.

 

Destacamento da Ilha da Armona

Na Ilha da Armona, estarão em permanência dois bombeiros no período diurno, de forma a garantir a proteção e socorro, em Julho e Agosto, e de acordo com a gestão operacional diária.

De forma a ser dada uma eficiente resposta na Emergência Pré-Hospitalar, o Corpo de Bombeiros será reforçado, com o apoio de um Desfibrilhador Automático Externo (DAE), cedido pelo INEM.

«Este equipamento será uma mais valia num local com as vicissitudes inerentes ao facto de se estar numa ilha», salienta a Câmara de Olhão.

 

Equipa de Logística para Apoio a Operações

Bombeiros Municipais de Olhão_1Nos próximos três meses, o Corpo de Bombeiros irá também testar a operacionalidade da nova equipa logística que apoiará as operações de proteção e socorro no Município de Olhão, constituída por dois veículos de apoio e até cinco bombeiros.

Este novo projeto visa proporcionar as condições necessárias à sustentação das operações de socorro, tendo capacidade para a alimentação de 50 operacionais, suprimindo desta forma uma carência verificada no passado.

Poderá no futuro ser alargada a outras valências, nomeadamente repouso e recuperação física e psicológica dos Bombeiros.

 

Bombeiros Municipais de Olhão_4Brigada de Emergência Pré-Hospitalar

Nos meses de Julho, Agosto e Setembro, o Corpo de Bombeiros irá operacionalizar uma nova Brigada de Emergência Pré-Hospitalar, para dar uma resposta «ainda mas eficiente e com grande versatilidade, mobilidade e autonomia» a acidentes graves ou catástrofes, nomeadamente com multivítimas.

Essa Brigada será constituída por 12 bombeiros devidamente equipados e formados, três veículos e um reboque.

Esta configuração pode ser aumentada conforme o cenário, com todo o equipamento necessário ao reforço dos teatros de operações nos momentos iniciais aos incidentes.

Esta equipa já efetuou o seu primeiro teste operacional no acidente verificado no dia 17 de Junho, na A22, envolvendo um autocarro, tendo sido integrada no grupo de reforço, num total de 31 bombeiros e 12 veículos (sete ambulâncias e cinco viaturas de apoio).

Bombeiros Municipais de Olhão_3

Comentários

pub