Crianças e jovens de Portimão com muitas opções para ocupar tempos livres nas férias

A Câmara Municipal de Portimão vai promover várias atividades para as crianças e jovens da cidade ocuparem o seu tempo […]

Férias de Verão DRA Câmara Municipal de Portimão vai promover várias atividades para as crianças e jovens da cidade ocuparem o seu tempo livre durante as férias de verão.

As atividades desenvolvem-se no Museu, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, na Quinta Pedagógica, e no
que diz respeito às Férias Desportivas, em vários equipamentos escolares, na Área Desportiva da Praia da Rocha e nos complexos desportivos de Alvor e Mexilhoeira Grande.

No Museu de Portimão a Oficina Educativa propõe um programa de atividades intitulado“As Profissões do Arade”, que decorrerá com a formação de cinco grupos, de 15 de junho a 17 de julho, entre as 9h30 e as 12h00, e as 14h30 e as 17h00. A iniciativa dirigida a crianças dos 7 aos 12 anos, «pretende estimular a sua criatividade, a capacidade de expressão e o trabalho em grupo».

A inscrição é semanal tem o custo de 20 euros pagos em materiais que constam numa lista entregue no ato da inscrição. Mais informações podem ser solicitadas através dos seguintes contactos: 282 405 235 / 230; oficinaeducativa@cm-portimao.pt.

Na Quinta Pedagógica de Portimão, o programa “Aventuras na Quinta”, oferece um conjunto de iniciativas dirigidas às crianças dos 6 aos 10 anos, que entre 15 de junho e 14 de agosto, «vai privilegiar o contacto direto com a natureza, estimulará a vontade de experimentar e o desejo de aprender». Neste espaço rural, em plena cidade, é possível praticar-se vários ofícios tradicionais simultaneamente com a educação alimentar e ambiental.

Os participantes poderão frequentar o turno da manhã, das 9h30 às 12h30, ou da parte da tarde, das 14h00 às 17h00, custando as inscrições 12 euros por turno, ou 20 euros o dia completo. Os interessados podem solicitar mais informações através do telefone 282 480 730 ou e-mail quinta.pedagogica@cm-portimao.pt.

Ferias portimãoPor sua vez, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes volta a promover, durante as chamadas férias grandes, o projeto “Cinco Histórias, Cinco Semanas e uma Noite”, que entre 27 de julho e 28 de agosto possibilitará às crianças entre os 6 e os 10 anos a participação em ateliês e oficinas inspirados na literatura infantil. Em cada semana, os participantes são convidados a contar e escrever histórias, a construir fantoches, a pintar cenários e a criar mundos imaginários tendo por inspiração o mundo criado por cinco escritores de literatura infantil, numa ação a ter lugar entre as 10h00 e as 12h30.

As inscrições serão feitas presencialmente nas instalações da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, devendo cada encarregado de educação preencher um formulário próprio, onde selecionará a semana ou semanas preferenciais, no máximo de duas por criança.

Este projeto culminará no dia 29 de agosto com a iniciativa Especial Noite na Biblioteca, onde as crianças realizarão jogos e peripécias às escuras no âmbito das cinco histórias, sendo que os seus pais e encarregados de educação poderão ver os trabalhos realizados durante as cinco semanas em que a iniciativa decorreu.

No ato da inscrição será fornecida uma lista de materiais que os participantes deverão trazer.Informações complementares podem ser solicitadas pelo telefone 282 480 470 ou através do email biblioteca-portimao@bmmtgomes.pt.

Por fim, a 25ª edição das Férias Desportivas apresenta algumas novidades na sua programação, entre elas, passeios náuticos. O projeto inspirado no lema “Toca a Mexer” é direcionado para jovens dos 6 aos 16 anos, divide-se em três turnos, que funcionarão entre 15 de junho e 31 de julho, e tem como objetivo proporcionar a ocupação saudável das férias de verão através de várias atividades desportivas, recreativas, culturais e de educação cívica e ambiental.

Para mais informações, os interessados podem desde já contactar o telefone 282 470 813 ou escrever para o email desporto@cm-portimao.pt.

Comentários

pub