Orquestra de Jazz do Algarve dá conferência e concerto em Lagoa

A Orquestra de Jazz do Algarve promove esta sexta-feira, dia 10 de Abril, às 17h00, na Escola das Artes, em […]

CONCERTO DE JAZZ_10ABRIL_peqA Orquestra de Jazz do Algarve promove esta sexta-feira, dia 10 de Abril, às 17h00, na Escola das Artes, em Lagoa, uma conferência apresentada por Yuri Daniel, músico contrabaixista, sobre o tema “Jazz elétrico nos anos 80: Weather Report & Beyond”.

Também hoje, mas às 21h30, na Capela do Convento S. José, terá lugar um concerto com o duo “Sax & Bass Talk”, formado por David Paz e Luís Henrique, uma das formações da Orquestra de Jazz do Algarve.

Ambos os eventos têm entrada livre.

 

Quem são os músicos?

Yuri Daniel
Nasceu no Brasil em 1966, mas desde a década de 80, altura em que ingressou na Escola de Jazz do Hot Clube, que reside em Portugal, firmando-se como um dos mais interessantes e surpreendentes contra-baixistas da nova geração do jazz.

Professor na ESTAL desde 2014, Yuri Daniel integra a prestigiada banda de jazz Jan Garbarek Group e dá corpo ao seu projeto pessoal Yuri Daniel Band, nascido em 2004, na companhia do guitarrista António Pinto, do pianista Alexandre Dinis e do baterista Vicky Marques.

Recentemente lançou o CD intitulado “Ritual Dance”, em quarteto, integrando composições originais de Yuri Daniel, Filipe Raposo e Johannes Krieger.

Em Portugal, gravou com Rui Veloso, Dulce Pontes, Sérgio Godinho, José Mário Branco, Resistência, Amélia Muge, Maria João e Mário Laginha. No estrangeiro colaborou com nomes como Paulo Moura, Cliff Korman, Rick Lathan, John Stubblefield e Frank Colon.

Luís Henrique
Nascido em 1980, Luís Henrique inicia o seu percurso na música no ano de 2001, tendo escolhido como instrumento musical e seu veículo de comunicação o baixo elétrico.

Tendo inicialmente estudado uma componente mais erudita, começa a explorar vários tipo de linguagens musicais e a certeza de querer fazer da música a sua vida rapidamente ganha forma.

Entre os nomes com os quais colaborou destacar -se João Frade, Manuela Lopes, Daniel de Moraes, Hugo Alves, Duncan Kinnel, Clive Pracy, Zé Eduardo, Tuniko Goulart, Yami, Johan Zachrison, Jean Paul Rena, Miguel Martins, Osvaldo Pegudo, Filipa Sousa, João Gil, Paulo Colaço, Tinto Beat, entre muitos outros.

Tem tocado regularmente um pouco por todo o País e não só em vários tipos de eventos.

Atualmente prossegue os seus estudos musicais quer no baixo elétrico, quer no contrabaixo, pesquisando algumas linguagens mais contemporâneas.

Em paralelo, desenvolve uma série de projetos pessoais, entre os quais o grupo DesCaroÇados, lado a lado com os músicos João Frade e João Melro.

Desde Novembro de 2014, integra a Orquestra de Jazz do Algarve, dirigida por Hugo Alves.

David Paz
Começa os seus estudos como clarinetista no Conservatório de Música Profissional de A Corunha, e interessa-se pela música tradicional galega. Mais tarde, desenvolve os seus conhecimentos como gaiteiro (autodidata) e depois com profissionais como Bieito Romero e Brais Maceiras.

Frequenta Masterclasses ministradas por vários músicos, como Jose Luis Estellés, Anthony Pay, Sabine Meyer, Eddie Daniels, Juan Sancho e Henri Bock, entre outros.

Colabora com diversas Bandas Sinfónicas como Banda de Música Sementeira, Banda de Música das Rias Altas e Banda de Música de Agolada.

Entre o ano de 2000 e 2003, obtém o primeiro prémio de Música de Intercentros da província de A Corunha e de Música Tradicional Xiradela.

Tem o primeiro contacto com a música moderna com o saxofonista Carlos Averhoff Jr, filho do mítico saxofonista da Banda Cubana Irakere, e com ele começa a estudar saxofone e harmonia moderna.

A sua formação como saxofonista passa pela Orquestra Los Trovadores (saxofone tenor) durante uns anos e Orquestra Los Satélites (saxofone tenor e barítono). Mais tarde, colabora com vários grupos como Jose Somoza Big Band, Big Band de Celanova, Ardebullo Big Band entre outras. E assume o cargo de diretor musical num programa televisivo “Tourilandia”, por onde passam muitos artistas internacionais.

Atualmente reside em Faro, colabora com a Orquestra de Jazz do Algarve e faz parte da formação bandas locais.

Comentários

pub