«We Bless This Mess» ou a música e a vida em comunhão

Foi em 2012, através de um desafio lançado por um amigo, que Nelson Graf Reis resolveu dar “outra cor” aos […]

we-bless-this-messFoi em 2012, através de um desafio lançado por um amigo, que Nelson Graf Reis resolveu dar “outra cor” aos sons do punk-rock e transformá-los numa sonoridade mais folk.

A paixão por este novo ambiente musical surgiu de «uma forma bem natural» e assim estava dado o primeiro passo para a criação do projeto a solo e em acústico: “We Bless This Mess”.

Membro de banda portuense Blackjackers e também conhecido como tatuador, Nelson é o mentor deste projeto que se inspira no lado positivo da vida, bem espelhado no nome do EP de estreia “Love and Thrive”.

Amar e prosperar é a filosofia de Nelson. Na entrevista que o músico deu à RUA FM e ao Sul Informação, quando questionado se o nome que escolheu para se dar a conhecer (We Bless This Mess) é o reflexo da sua postura perante a vida e se a sua música pretende atenuar a confusão que, por vezes, esta é, responde com a maior naturalidade que «a vida não é uma confusão, mas o estado mental pode ser ».

Se a sua música pode atenuar essa confusão? Nelson espera que sim, porque «se puder contribuir para a felicidade dos outros, fica muito grato».

O músico, que esteve no Algarve a convite de Sam Alone num concerto no Bafo de Baco, em Loulé, afirma, com a maior convicção e sempre com um sorriso na voz, que «a vida é próspera, não há palavras para expressar o quanto é especial estar vivo. É só senti-lo!».

We Bless This Mess” é o reflexo disso e do que Nelson quer transmitir com as suas canções. A escolha do nome prende-se com facto de o músico acreditar que «a dúvida não assenta muito bem no ser humano» e que, «se trouxermos luz e dermos um pouco de clareza à mente das pessoas, pode ser que as coisas mudem para um lado mais positivo».

Nas palavras deste crente no lado bom da vida, “We” não é apenas ele e a sua música, mas todos aqueles que se sentem bem pelo simples facto de estarem vivos! «Quando nós acendemos uma vela, ilumina toda a gente que está à nossa volta e não só a nós mesmos», conclui o músico.

Love and ThriveNo final de 2014, um acaso da vida abre caminho para a gravação de “Love and Thrive” no lado de lá do Atlântico. Numa visita familiar ao Brasil, Nelson mostrou, «sem querer», a sua música «a uma pessoa, que mostrou a outra, que mostrou a outra». Uma série de acontecimentos que levaram a convites para pequenos concertos e até a uma entrevista na Globo.
«Um encadeamento de boas surpresas» diz o músico, na sua conversa com a RUA FM e o Sul Informação.

“Love and Thrive” foi gravado em Brasília, no estúdio “FM2 Audio”, pelas mãos de Marco Rezende, em Dezembro de 2014.
Composto por cinco temas (Aside Heaven And Hell There’s Peace, Silence, Darling, Friend e Being Alone Is Not Being Lonely) este registo, que espelha a aventura de Nelson entre o Brasil e Portugal, viaja pelos ambientes folk e country com influências líricas do punk.

A estreia ao vivo deste trabalho foi no Brasil, a 3 de Janeiro, no Teatro Eva Hertz (Brasília), com lotação esgotada. Foi «um concerto intenso. Um momento muito gratificante onde se sentia a energia da música a deixar as pessoas felizes», recorda Nelson.

19 de Janeiro de 2015 foi a data que marcou a edição física e digital de “Love and Thrive” em Portugal, pela Biruta Records.
Um trabalho que não foi pensado para ser editado. O músico, com influências do reggae, hardcore-punk e garage, confessa que escreveu estas canções apenas por diversão, depois de ter surgido a sua paixão pela folk.

Mais tarde, um fotógrafo amigo convenceu-o a gravar uns vídeos que Nelson resolveu postar e a partir daí foi seguir em frente. Um caminho que levou a este registo que Nelson já apresentou ao vivo em Portugal e com reações excelentes por parte do público, o que «causa um grande impacto» no músico, que se sente muito agradecido com todo este resultado.

Fevereiro e Março são meses para andar a mostrar “Love and Thrive” em Portugal. No dia 27, vai estar no Porto, no Plano B. Depois, parte para o resto da Europa e, mais tarde, regressa ao Brasil, a terra que tão bem o recebeu e onde nasceu esta música que quer fazer com que as pessoas se sintam vivas e felizes só por existirem.

Tal como disse o músico, quando nos falou do tema que abre o EP “Aside Heaven And Hell There’s Peace”, «há um sítio onde não existem dualidades, que é o nosso coração, e a natureza do ser humano é ser feliz e querer prosperar».

Oiça aqui a entrevista na íntegra:

 

Comentários

pub