Guitarrista António Chainho recorda 50 anos de carreira no Cine-Teatro Louletano

O guitarrista e compositor António Chainho vai atuar no Cine-Teatro Louletano, este sábado, às 21h30. O mestre da guitarra portuguesa […]

Antonio ChainhoO guitarrista e compositor António Chainho vai atuar no Cine-Teatro Louletano, este sábado, às 21h30. O mestre da guitarra portuguesa vai apresentar o espetáculo «Cumplicidades – 50 anos de carreira», onde irá aguçar o apetite para o seu novo álbum.

O disco «Cumplicidades», que será lançado a 16 de março, junta 17 temas inéditos e conta com a participação de vários músicos portugueses e estrangeiros.

Entre os artistas lusos, contam-se, entre outros, Rui Veloso, Pedro Abrunhosa, Paulo de Carvalho, Ana Bacalhau (Deolinda), Sara Tavares, Helder Moutinho e Fernando Ribeiro (Moonspell). Dos artistas internacionais, destacam-se o basco Kepa Junkera e a brasileira Vanessa da Mata.

A atual digressão, que irá levar António Chainho a todo o país e além-fronteiras, teve como pontapé de saída o 77º aniversário do mestre da guitarra portuguesa, celebrado a 27 de janeiro, e terá como pontos altos os dois espetáculos de comemoração dos 50 anos de carreira, a ter lugar no CCB e Coliseu do Porto, a 10 e 11 de Abril, respetivamente.

«Nestes espetáculos especiais, António Chainho contará com um grande número dos convidados do novo álbum, que o ajudarão a interpretar o seu novo projeto em duas noites que se prevêem memoráveis».

Nestes concertos e nos que os precedem, um pouco por todo o país, o guitarrista será acompanhado em palco por  Ciro Bertini (Baixo, Acordeão e Teclados), Tiago Oliveira (Viola), Ruca Rebordão (Percussões), e Ana Vieira e Filipa Pais (voz). No Algarve, o concerto irá contar com a participação especial de Viviane.

«Mestre António Chainho é hoje uma referência incontornável no panorama musical português. Com o seu jeito simples de ser dedicou-se à Guitarra Portuguesa, deu-lhe protagonismo, transformou-a em voz de uma cultura que abraça outras culturas», ilustra a Câmara de Loulé, numa nota de imprensa.

Ao longo da sua carreira, o músico português tentou quebrar algumas barreiras. «Durante muitos anos a Guitarra Portuguesa esteve subjugada ao fado. Foi necessário libertá-la e creio que consegui», considera António Chainho.

Em Loulé, vai mostrar a muita experiência acumulada ao longo de 50 anos de carreira, que o levaram de São Francisco da Serra, em Santiago do Cacém, onde aprendeu a dedilhar a sua guitarra, até aos grandes palcos do mundo. Os bilhetes custam 12 euros.

Depois do concerto em Loulé, e antes dos dois espetáculos de comemoração dos 50 anos de carreira, António Chainho tem já passagem confirmada no Cine-teatro de Torres Vedras, a 14 de março.

Comentários

pub