UE apoia abertura de programa universitário na área dos transportes marítimos

O Programa RTE-T da UE cofinanciará com quase 1,5 milhões de euros a criação de um programa universitário a vários […]

homepage_imageO Programa RTE-T da UE cofinanciará com quase 1,5 milhões de euros a criação de um programa universitário a vários níveis, no domínio do transporte multimodal. O programa destina-se a licenciados e a profissionais em busca de conhecimentos específicos no domínio marítimo e da logística.

Várias universidades da UE, empresas de TI e organizações uniram forças para a criação de um mestrado, diploma de pós-graduação, certificado e programa de desenvolvimento profissional contínuo (DPC) com o intuito de desenvolver o conceito de Zona Marítima Europeia.

O programa destina-se a licenciados e a profissionais dos vários setores na cadeia de transporte multimodal. Abordará temas tais como as tecnologias e combustíveis alternativos, e o respetivo impacto nos portos, a logística, o controlo de danos e as operações de evacuação/gestão de crises em navios de passageiros de grandes dimensões, assim como a sua influência nas operações portuárias.

Por forma a criar um programa de formação completo, serão incluídos subprogramas de ensino e formação profissional.

As universidades que participam no projeto são: Universidade de Strathclyde em Glasgow (Reino Unido), Universidade Politécnica de Madrid (Espanha), Universidade Técnica Nacional de Atenas (Grécia), Università degli Studi di Genova (Itália) e a Universidade Nova de Lisboa (Portugal). O conteúdo dos cursos e outras informações relevantes correlacionadas estarão disponíveis através do portal www.onthemosway.eu.

O projeto foi selecionado para financiamento da UE com o apoio de peritos externos ao abrigo do Convite à apresentação de propostas plurianual RTE-T 2013, «Autoestradas do Mar». A sua implementação será supervisionada pela INEA, a Agência de Execução para a Inovação e as Redes da Comissão Europeia.

A conclusão do projeto está prevista para Dezembro de 2015.

Comentários

pub