Cineclube promove estreia nacional de «Cabra Marcado para Morrer» em Faro

O Cineclube de Faro promove, esta quarta-feira, a estreia nacional do filme brasileiro «Cabra Marcado para Morrer», de Eduardo Coutinho. […]

Cabra Marcado para MorrerO Cineclube de Faro promove, esta quarta-feira, a estreia nacional do filme brasileiro «Cabra Marcado para Morrer», de Eduardo Coutinho.

O filme semidocumental, que começou a ser filmado nos anos 60, foi interrompido após o Golpe de Estado militar de 1964, no Brasil, e foi retomado e concluído, quase 20 anos depois, pode ser visto na delegação de Faro do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a partir das 21h30.

«Cabra Marcado para Morrer» é uma narrativa semidocumental da vida de João Pedro Teixeira, um líder de uma Liga Camponesa que foi assassinado em 1962. Eduardo Coutinho, que começou a filmar o filme em 1964 e foi impedido, na altura de continuar (foi acusado de comunismo, partido ligado às Ligas Camponesas, e parte da equipa de filmagens foi presa), voltou a reunir a mesma equipa 17 anos depois.

Nesta segunda fase, além de depoimentos de camponeses que haviam colaborado nas filmagens originais, também foi recolhido o depoimento da viúva de João Pedro Teixeira, Elisabeth Teixeira, que teve de viver na clandestinidade durante anos, separada dos filhos.

O filme, à época, recebeu diversos prémios nacionais e internacionais.

Comentários

pub