Algarve reforçado nos órgãos nacionais do Partido Socialista

Doze militantes algarvios do Partido Socialista (PS) fazem agora parte de diversos órgãos nacionais daquele partido, na sequência do Congresso, […]

Partido SocialistaDoze militantes algarvios do Partido Socialista (PS) fazem agora parte de diversos órgãos nacionais daquele partido, na sequência do Congresso, que decorreu no fim de semana, em Lisboa.

Assim, além da escolha e eleição de Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, anterior governadora civil de Faro e ex-deputada pelo círculo de Faro, para o Secretariado Nacional, o órgão máximo dos socialistas, foram ainda incluídos sete militantes na Comissão Nacional como efetivos (Ana Passos, António Pina, Fernando Anastácio, Luís Graça, Jorge Botelho, Joaquina Matos e Miguel Freitas), um membro no Conselho de Jurisdição (Francisco Oliveira), e dois na Comissão Política Nacional (Jamila Madeira e Vítor Aleixo). Há ainda António Eusébio, presidente da Federação do PS/Algarve, por inerência de funções.

«A nível regional, foi possível fortalecer e reforçar o posicionamento político da região», salienta a Concelhia do PS/Olhão, presidida por Carlos Manso, em nota de imprensa.

Destes 12 elementos, cinco são presidentes de Municípios algarvios (Olhão, Tavira, Loulé, Portimão e Lagos), um é presidente de Concelhia e Diretor Regional de Campanha de António Costa e outro é deputado.

Isto «sempre foi defendido por esta Concelhia como objetivo político regional para este Congresso, aproximando os Eleitos Locais dos órgãos nacionais do Partido, para que haja a oportunidade e força política de contribuir para a elaboração do próximo programa de Governo e que este sirva a Região do Algarve e os Algarvios naquilo que são os seus problemas e potencialidades», sublinha o PS/Olhão.

Os socialistas olhanenses consideram ainda que «também o presidente da Federação António Eusébio está de parabéns, já que politicamente conseguiu atingir os objetivos regionais».

Por seu lado, a Federação do PS/Algarve sublinha que «o XX Congresso Nacional do Partido Socialista evidenciou o alinhamento dos socialistas algarvios com o novo ciclo político protagonizado por António Costa, ao indicar 12 socialistas algarvios para os órgãos nacionais do PS, um claro reforço da presença do PS Algarve».

Trata-se, segundo António Eusébio, «da clara demonstração de proximidade e sintonia que existe entre o novo Secretário-geral do PS e o PS Algarve em matéria de programa e prioridades políticas para o País e para a região, nomeadamente quanto à necessidade de reforçar a capacidade e a qualidade da oferta atual do Serviço Nacional de Saúde, a premência de uma estratégia de Mobilidade Regional para o Algarve e de políticas ativas de Emprego que contribuam para a diminuição do flagelo social que é o desemprego na região».

O líder dos socialistas algarvios considera ainda que a eleição de Isilda Gomes para o Secretariado Nacional do PS, integrada na lista apresentada por António Costa e que foi votada durante os trabalhos do Congresso, «confirma precisamente a capacidade que a região evidenciou em ser parte ativa neste processo de mudança que está em curso na sociedade portuguesa e que a liderança de António Costa protagoniza».

O presidente do PS Algarve termina expressando o seu «empenho redobrado para mobilizar os algarvios em torno deste novo projeto político liderado por António Costa e contribuir com o Algarve para a necessária maioria absoluta».

 

 

Comentários

pub