Delegação do Algarve do IEFP assina 12 Acordos de Cooperação no âmbito da Medida Vida Ativa

A Delegação Regional do Algarve do IEFP celebrou, no passado dia 24 de novembro, 12 Acordos de Cooperação, com entidades […]

iefp_1A Delegação Regional do Algarve do IEFP celebrou, no passado dia 24 de novembro, 12 Acordos de Cooperação, com entidades formadoras que irão assegurar, no quadro da Medida Vida Ativa, a ativação de desempregados.

Os Acordos foram assinados com a Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve – ACRAL, a Associação Empresarial da Região do Algarve – NERA, a Associação In Loco, a Associação Nacional de Jovens Empresários – ANJE, a Associação Vicentina, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã – DUAL, a Confederação dos Empresários do Algarve – CEAL, a Fundação António Silva Leal, a Fundação da Juventude, a Fundação Irene Rolo, a Santa Casa da Misericórdia de Albufeira e o Sindicato dos Profissionais de Seguro de Portugal – SISEP.

Através destes Acordos de Cooperação, o IEFP revela que se prevê a «realização de 112 ações de formação, distribuídas por todos os concelhos da região e que irão abranger 2500 beneficiários».

iefp_2A Medida Vida Ativa visa promover, através da integração de desempregados em ações de formação de curta e média duração, capitalizáveis em processos de certificação profissional, a aprendizagem ao longo da vida, o reforço da sua empregabilidade e a melhoria da competitividade das empresas.

A cerimónia, que se realizou em Silves, no Centro de Estudos Luso-Árabes , contou com a presença do delegado regional do Algarve do IEFP, Carlos Baía, dos representantes das 12 entidades formadoras, do representante da Câmara Municipal de Silves, dos representantes de diversas entidades regionais, dirigentes da Delegação Regional do Algarve do IEFP, diretores e quadros de empresas da região.

A Santa Casa da Misericórdia de Portimão testemunhou a sua participação na Medida Vida Ativa, enquanto entidade que recebeu formandos para realização da formação prática em contexto de trabalho, tendo-os posteriormente integrado nos seus quadros, realçando a importância desta componente formativa que permite aos formandos desenvolverem as competências adquiridas, que promove o contacto com o mundo laboral e que , por essa via, facilita a (re) integração no mercado de trabalho.

iefp_3Carla Alexandra Miguel, ex-formanda do curso de Geriatria (Vida Ativa), partilhou a sua experiência pessoal, desde a situação de desemprego, passando pela integração no curso e pela realização da formação prática na Santa Casa da Misericórdia de Portimão , até à celebração de um contrato de trabalho com essa instituição.

Outro momento, igualmente significativo, foi a entrega de certificados a 26 ex-formandos que concluíram com aproveitamento ações de formação realizadas pela ACRAL e pelo SISEP , no âmbito da Medida Vida Ativa , entre dezembro de 2013 e março de 2014.

Os formandos do curso de Mesa/Bar do Centro de Emprego e Formação Profissional do Barlavento prepararam e serviram, com muito profissionalismo, um beberete de receção aos convidados.

 

iefp_4

Comentários

pub