“Tavirense” Manuel Cardoso foi 2º na primeira etapa da Volta a Portugal

Manuel Cardoso, da equipa Banco BIC/Carmim/Tavira, alcançou esta quinta-feira, dia 31 de julho, a 2ª posição na primeira etapa em […]

Manuel CardosoManuel Cardoso, da equipa Banco BIC/Carmim/Tavira, alcançou esta quinta-feira, dia 31 de julho, a 2ª posição na primeira etapa em linha da Volta a Portugal Liberty Seguros, com o mesmo tempo do vencedor, o alemão Phil Bauhaus (Team Stolting).

A chegada foi discutida ao sprint, numa tirada de 183,5 quilómetros, que teve como pano de fundo de partida e chegada, as cidades de Lousada e Maia, respectivamente.

A equipa luso/angolana Banco BIC/Carmim/Tavira, com aspirações a vencer esta primeira etapa através do sprinter Manuel Cardoso, impôs o ritmo ao quilómetro 134, assumindo as despesas da corrida na caça aos fugitivos que se impuseram desde os momentos iniciais da tirada.

Destaque para os atletas angolanos Igor Silva e Dário António, que prestaram forte contributo para que a fuga fosse anulada a 16,8 quilómetros da chegada.

Manuel Cardoso cortou a linha da meta em segundo lugar e não poupou elogios aos companheiros: “Estivemos na discussão da etapa, a equipa trabalhou para que eu pudesse ganhar, e estivemos muito bem, mas tive um adversário mais forte”, desabafou o atleta que, no entanto, acredita que “certamente haverá outras oportunidades para lutar pela vitória”.

João Pereira é o corredor da formação luso-angolana que subiu mais alto na tabela da classificação geral individual, em 22ª posição, a 33 segundos do líder Victor de la Parte (Efapel/Glassdrive).

Da outra equipa algarvia em prova, o Louletano/Dunas Douradas, o ciclista mais bem classificado foi o espanhol Vicente de Mateos, que terminou a primeira etapa na 12ª posição.

Esta sexta-feira, segue a “portuguesa”, a partir das 12h30, numa viagem de 171,8 quilómetros que faz a união entre as cidades de Gondomar e Braga. Este poderá ser o primeiro momento decisivo, onde existe um prémio de montanha de 2ª categoria, a 8 quilómetros da chegada.

No entanto, antes da meta os ciclistas ainda encontrarão outras duas contagens de montanha, uma de 3ª categoria e outra de 4ª categoria.

Comentários

pub