Miguel Martinho “quase campeão” no regresso ao Slalom Windsurfing

Miguel Martinho (Clube Naval de Portimão) sagrou-se vice-campeão nacional de Slalom Windsurfing 2014. Após dois anos de ausência desta disciplina, […]

miguel martinhoMiguel Martinho (Clube Naval de Portimão) sagrou-se vice-campeão nacional de Slalom Windsurfing 2014.

Após dois anos de ausência desta disciplina, durante os quais manteve o ritmo de alta competição na vertente Formula e conquistou títulos em campeonatos internacionais, o atleta algarvio regressou aos lugares de topo do Slalon Windsurfing português, apenas superado por Martim Monteiro (Clube Windsurfing de Carcavelos).

O Campeonato Nacional de Slalom Windsurfing Campofrio 2014 foi inteiramente disputado no Algarve, em duas etapas. Depois do 5º lugar alcançado na 1ª Etapa, em Lagos (Julho), Miguel Martinho deu tudo por tudo na 2ª Etapa, disputada no fim-de-semana de 9 e 10 de Agosto, na Praia de Alvor, organizada pelo (seu) Clube Naval de Portimão. Uma penalização por partida irregular na 4ª das seis regatas disputadas em Alvor complicou as contas do velejador algarvio.

A 2ª Etapa do Campeonato Nacional de Slalom Windsurfing Campofrio 2014 foi ganha pelo espanhol Fernando del Cerro, que havia sido 2º na 1ª Etapa e amealhou pontos importantes para o ‘ranking’ ibérico.

O 2º classificado em Alvor foi Martim Monteiro, em igualdade de pontos (7) com Miguel Martinho, 3º classificado na etapa. Monteiro teve vantagem por ter ganho duas das seis regatas disputadas. Miguel Martinho ganhou apenas uma regata. Uma das duas vitórias de Monteiro foi na regata em que Miguel Martinho foi penalizado por partida irregular (OCS).

Em luta direta tão apertada, a penalização a Miguel Martinho pode ter feito a diferença. Foi uma regata descartada pelo algarvio para as contas finais, mas podia ter sido uma regata ganha pelo velejador de Portimão e isso iria colocá-lo à frente do adversário de Carcavelos na classificação final da etapa.

Essa possibilidade não afetaria as contas do ‘ranking’ nacional. Martim Monteiro (1ª em Lagos e 2º em Alvor) sagrou-se campeão nacional de Slalom Windsurfing 2014. Miguel Martinho (5º em Lagos e 3º em Alvor) conquista o título de vice-campeão nacional de Slalom Windsurfing, aos quais junta dois títulos de vice-campeão Mundial de Formula Windsurfing (Master e Peso-Leve) também conquistados esta época.

Ainda no ‘ranking’ nacional, Rui Borges Sousa concluiu o campeonato na 3ª posição (após um brilhante 4º lugar em Alvor), à frente de Bruno Bértolo, 5º em Alvor e 4º nas contas finais do nacional de Slalom Windsurfing 2014.

Referência ainda para a organização do Clube Naval de Portimão, que aproveitou a ocasião para dinamizar a modalidade, tendo realizado, no dia anterior à prova, na sexta-feira, 8 de Agosto, um dia aberto de experiência gratuita de Windsurf na Praia de Alvor.

 

Nota: a autoria da foto é de Paulo Marcelino

Comentários

pub