Indústria da Cortiça ganha novos técnicos após formação promovida em São Brás de Alportel

Um grupo de 18 formandos acaba de concluir, em São Brás de Alportel, o curso de formação Técnico de Gestão […]

formação cortiçaUm grupo de 18 formandos acaba de concluir, em São Brás de Alportel, o curso de formação Técnico de Gestão da Produção da Indústria da Cortiça, promovido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), em parceria com a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com o apoio da empresa local Nova Cortiça.

O combate ao desemprego é uma prioridade assumida pelo município de São Brás de Alportel e é neste sentido que tem vindo a ser desenvolvida «uma profícua parceria» com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, a qual permite inclusivamente que, no concelho, funcione um Gabinete de Inserção Profissional (GIP), um serviço que presta apoio à população desempregada e fomenta a empregabilidade junto das empresas e da comunidade.

A sessão de entrega dos diplomas deste curso teve lugar no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, no passado dia 4 de julho, simbolizando o culminar de um longo percurso de 18 meses de aprendizagem e aquisição de conhecimentos, num setor preponderante no concelho, que representa um forte potencial económico para a região e para o país.

O setor corticeiro assiste atualmente a um envelhecimento da sua mão-de-obra que enfrenta a urgência de uma renovação, a ser privilegiada pela transferência de competências de quem sabe para quem deseja aprender.

formação cortiça2Este curso de formação profissional, de carácter teórico-prático, conferiu aos alunos uma qualificação de nível IV e equivalência ao 12º ano de escolaridade, dotando-os de competências e conhecimentos necessários para iniciar uma carreira no setor corticeiro.

O sucesso desta edição foi garantido pela empresa Nova Cortiça que anunciou, durante a sessão, a contratação de três destes formandos, sendo que outros já estão a desenvolver trabalho na área.

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel associa-se ao IEFP «com todo o empenho, por reconhecer o fundamental papel desempenhado por uma formação que procura responder às necessidades laborais da nossa região, criando respostas que preencham algumas lacunas, numa atitude de combate ao desemprego, um grande flagelo que afeta a nossa sociedade», sublinha a autarquia.

Para o futuro, preparam-se novas formações e projetos na área da formação e do empreendedorismo.

Comentários

pub