São Brás de Alportel não desiste de ter ligação à Via do Infante

A palavra de ordem, da parte do Governo, é cortar, mas São Brás de Alportel não desistiu de ver construído […]

A palavra de ordem, da parte do Governo, é cortar, mas São Brás de Alportel não desistiu de ver construído um novo acesso que ligue a sede de concelho à A22. A Assembleia Municipal são-brasense aprovou uma moção apresentada pelo PS em defesa da ligação de São Brás de Alportel à Via do Infante, uma obra que os socialistas consideram «essencial» para o concelho. PS e CDU votaram a favor da moção, enquanto o PSD se absteve.

Os socialistas apresentaram a moção por considerarem esta intervenção «uma obra essencial para melhorar as condições de circulação rodoviária ao longo de toda a região bem como para dinamizar a economia do concelho de São Brás de Alportel». Com ela, pretendem «exigir uma nova reflexão em torno da decisão anunciada».

A decisão a que os socialistas são-brasenses se referem é o acordo entre as estradas de Portugal e o consórcio responsável pela subconcessão Rotas do Algarve Litoral, no qual «foi excluída esta intervenção». «O território de São Brás de Alportel vê-se assim, inexplicável e injustamente excluído deste projeto regional», defendem.

«O acordo (…) exclui todas as intervenções inicialmente previstas entre Olhão e Vila Real de Santo António e ainda a ligação de São Brás de Alportel à Via do Infante, criando deste modo uma manifesta desigualdade de tratamento entre concelhos e a imagem diferenciada de “dois algarves”», defende a moção que foi aprovada.

A empresa pública anunciou, no passado dia 21 de maio, que havia chegado a acordo com o referido consórcio e que as obras na EN125 iriam ser recomeçadas em julho deste ano. No entanto, disse a empresa na mesma ocasião, isso implicou a queda de diversas intervenções inicialmente previstas.

Comentários

pub